Nos dias 4 e 5 de novembro de 2021, o Batalhão de Polícia de Fronteira e Divisas -BPFRON da Polícia Militar de Rondônia realizou capacitação em atendimento pré-hospitalar – MARC 1 com o objetivo de nivelar os conhecimentos para o emprego operacional e a repressão aos crimes transfronteiriços dos operadores que atuam efetivamente na Operação Hórus/ Rondônia e visando a continuidade dos resultados alcançados na Operação, foram instrutores o capitão PM Rodrigo e o cabo PM Quadros.
De acordo com o Comandante do Batalhão de Polícia de Fronteira e Divisas – BPFRON, major PM Jairo Alves Carneiro, a primeira turma de APH em combate – MARC1, formada em Rondônia, contou com 25 policiais do BPFRON,1°BPM 5°BPM e 9° BPM. Os policiais militares já vêm atuando na Operação Hórus do Programa V.I.G.I.A. A Unidade especializada que tem seu emprego em toda a extensão – 1.342 Km – de fronteira no Estado de Rondônia, considerando que o Batalhão não havia capacitado completamente seu efetivo na instrução de Atendimento pré Hospitalar protocolo (MARC1), explicou o major Jairo, explicando que a Fronteira rondoniense é toda na floresta amazônica locais de difíceis acessos onde o resgate tem dificuldades de chegar devido as condições do terreno.
Por esta razão, disse ele, fez-se necessária a capacitação de todos os operadores de fronteira para que seja realizado, se necessário, um pré-atendimento hospitalar no local até deslocamento ao hospital mais próximo. A Polícia Militar de Rondônia preocupada com as questões sanitárias, quanto a prevenção e enfrentamento à pandemia causada pelo novo Coronavírus – COVID-19 adotou todas as precauções de modo que todo efetivo indicado pela PMRO já estão imunizados.
Foto – BPFRON
Fonte: DCOMS