Familiares participaram da cerimônia da promoção de cabos PM em São Miguel do Guaporé
Hoje, 5, às 17 horas em uma quadra de esportes na cidade de São Miguel do Guaporé, Rondônia, 23 policiais militares receberam as divisas de cabo PM, conforme definido pela Lei nº 5.076, de julho de 2021, de autoria do Poder Executivo. O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, que acompanhou as demais as formaturas militares nas Unidades da Polícia Militar, não pode comparecer nesta formatura, tendo em vista está participando da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), , mas cumprimentou a todos pela conquista, disse o comandante-geral da PM coronel Alexandre Almeida.
Ao se referir a presença do prefeito de São Miguel do Guaporé, Cornelio Duarte, o comandante-geral falou que os prefeitos demonstraram parceria e aproximação com a Polícia Militar. Sejam com assinaturas de convênios ou se prontificando em melhorar as Unidades Militares. Informou ainda que a PM está presente nos 52 municípios, sete distritos e mais de 79 localidades. São 500 homens, por dia servindo e protegendo o cidadão de bem. “Esta é uma tropa que se destaca em nível nacional. Se não temos material, temos os melhores homens e mulheres que formam um conjunto de valores.
Na formatura o coronal PM Almeida lembrou ainda da reintegração de oito fazendas na região de Nova Mutum recentemente. De acordo com ele, foram registradas 47 ocorrências e apreendidas armas, munições, fardamento, veículos, medicamentos e dinheiro, fruto da venda de lotes por quem não pertencia aos negociantes. Além disso, foi registrado confronto com criminosos, que resultou em dois óbitos dos que resistiram a ação policial, e mesmo socorridos, não resistiram; e três prisões em flagrante.
O comandante da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Alexandre Luís de Freitas Almeida, explicou que foi empregado na operação o efetivo de 400 policiais militares, mais o reforço da Força Nacional. ‘‘Essa foi a maior reintegração coletiva que se tem notícia no Brasil, trazendo paz no campo para uma região onde grupos criminosos agiam com extrema violência, e cessa a prática de crime ambiental em larga escala’’.
Almeida pontuou ainda que, as estratégias para o cerco na região foram precisamente planejadas, e contou com quatro pontos de bloqueio, sobrevoo de três aeronaves e mais de 100 viaturas. Bombeiros militares, equipes da Assistência Social do Estado e municípios e ainda servidores da Defensoria Pública do Estado (DPE) apoiaram a ação. A operação foi concluída no último dia 30, mas o patrulhamento na região continua para consolidação das reintegrações.
O Comandante Regional de Policiamento II, coronel PM Severino Sena, presente ao evento, disse ser gratificante dar boas notícias e a promoção é uma delas. Parabenizou aos policiais militares tanto de São Miguel quanto das demais localidades, pela conquista. Batalhão com nível altíssimo pelas conquistas alcançadas. Assim como o comandante do Batalhão, major Edimar que disse está gratificado por comandar uma tropa tão aguerrida e pronta para qualquer missão que lhes for dada.
Policiais Militares com cães farejadores participaram da formatura
Novos cabos PM na área do 11° Batalhão
SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ/RO
MOISÉS FERREIRA FREIRE;
GEOVANE JUNIOR DE MENEZES;
WELLINGTON BRAGA FREITAS;
SANTANA DO GUAPORÉ/RO
CRISTHIAN SURLO CUSTODIO
CLEITON AMANCIO DA SILVA;
ALVORADA DO OESTE/RO
GEISIANE ETIENE DIAS;
MARCOS ROBERTO SANTOS FARIA
MARCOS FERNANDO PEREIRA DA CUNHA;
BRUNO ELER DE AGUIAR;
MARCIEL SCHUAVAB MACÊDO;
CLEITON JULIO DO NASCIMENTO TEIXEIRA;
ELVIS DE OLIVEIRA GODÓI;
URUPÁ/RO
UVERDEX PATRÍCIO BASÍLIO;
ALEXANDRO GONÇALVES SOUZA;
ELIAS GOMES DE OLIVEIRA;
HENRIQUE FELIPE DA CONCEIÇÃO;
LICHAIME SCHULHAM;
TÁCIO ALMEIDA DA SILVA;
SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ/RO
WELLINGTON PATRÍCIO BASÍLIO
PAULO LOURENÇO SANTANA
COSTA MARQUES/RO
ODAILDO DO CARMO MACIEL;
ELIVELTON PONHE DOS SANTOS
SÃO DOMINGOS DO GUAPORÉ/RO
WEVERTON ALVES DE JESUS.
Fotos: Cabo PM Edixon Herrera
Fonte: DCOMS – PMRO