O governador do Estado coronel Marcos Rocha determinou no início de seu governo que todos os cursos planejados na Polícia Militar seriam realizados. E a determinação tem sido cumprida. Foram realizados todos aqueles que estavam programados, e hoje, mais um chega ao seu final IV Curso de Operações de Choque. O comandante-geral da Polícia Militar lembrou de que também é Choqueano e realizou seu Curso no Estado do Pará. E “passando e sentindo na pele o que os senhores passaram, chegamos ao final com a capacidade de operar como homem de choque”.
“Este brevê representa muito nas fardas dos senhores e a amizade entre todos perdurará para sempre”. A partir de hoje, acrescentou, aonde colocarem a planta dos seus pés serão reconhecidos como homens de Choque diferenciados para o cumprimento da missão. Última barreira da Polícia Militar. Aonde tiver um Distúrbio Civil, uma situação em que o policiamento ordinário já foi vencido, estarão entrando o homem de choque para cumprir o propósito. Dos 51 que se inscreveram apenas 25 chegaram a esta formatura. “Deus esteve com os senhores em todos os momentos para que pudessem chegar até aqui”.
Ele falou ainda da importância do Curso realizado em Rondônia, tendo a participação de polícias militares do Pará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Sergipe, como também patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal. Aos policiais de outros Unidades da Federação, o comandante-geral desejou boa sorte nas futuras missões “porque não se formaram para seguir outro caminho, mas estarão prontos para cumprir a missão do choqueano”. Choque.
O destaque intelectual do Curso foi para o aluno 50, Jó Cruz Brito que obteve a nota final de 92,66, conceito muito bom, sendo o primeiro colocado. Já o aluno 43 Heidson Estevam Oliveira foi o destaque operacional que durante o Curso se destacou técnica e operacionalmente. O orador, choqueano Jeferson Rafael Lima de Assis, falou do início das atividades dizendo que “Nós éramos números. Não existia mais tenente, sargento, cabo, soldado. E por dever queríamos ser iguais ou melhores que as numéricas de edições passadas, e por isso a cobrança deste que queriam ver honradas suas numéricas”.
Hoje, – após formatura -disse ele, a situação é outra, estamos formados, mas sempre ouvimos da maioria dos instrutores e coordenação que o Curso começa mesmo quando ele termina. Porque choqueano não para. Ele estuda, vai em busca do conhecimento, para poder treinar, operar e instruir, quando e onde for necessário. Então, para choqueanos do IV COC, 50. “Para ser choqueano, não vasta querer, tem que querer muito e não basta querer muito, tem que querer todo o tempo.”
De acordo com o subcomandante do Batalhão de Choque, major PM Rainlinson Baumann Lopes, coordenador do IV Curso de operações de Choque da Polícia Militar de Rondônia 2021, o Curso teve início em 1 de setembro de 2021, com 51 inscritos, sendo 41 policiais militares do Estado de Rondônia e 10 policiais de outras instituições militares ou policiais.
Este Curso, disse ele, foi o primeiro a ser realizado integralmente no atual Batalhão de Polícia de Choque da PMRO, em porto Velho. Durante o período do Curso, os alunos passaram por várias etapas de treinamento militar: instruções teóricas e práticas de técnica, tática e exercício de CDC, uso seletivo da força, tiro policial não letal, policiamento de choque em eventos, armamento, equipamento e tiro policial, patrulhamento tático móvel, dentre outras disciplinas essenciais ao bom desenvolvimento do operador de choque. I
Os participantes também treinaram várias simulações de reintegração de posse urbana e rural, além do estágio em missão real de reintegração de posse rural em Nova Mutum. Também foram capacitados em realizar planejamento e execução das diversas missões, enfrentar qualquer tipo de adversidade e situações mais complexas na área de atuação. Segundo ainda o major PM Baumann, no dia 24 de outubro de 2021, o Curso foi encerrado com 25 alunos. Atuou como adjunto o 2º sargento PM Victor.
Fonte
Texto: Lenilson Guedes
Fotos: cabo PM Edixon Herrera