Neste último sábado, 30 de outubro, a Patrulha Maria da Penha do 5° BPM promoveu uma manhã com palestras e um coffe break em alusão ao Outubro Rosa, mês de incentivo à prevenção ao Câncer de Mama. Na oportunidade, houve o lançamento da Sala Lilás na Base de Polícia Comunitária do Bairro Jardim Santana, na zona leste da Capital.
Atualmente, a Patrulha Maria da Penha do 5° BPM monitora mais de 1.200 vítimas de violência doméstica com Medidas Protetivas ativas. A Sala Lilás será fundamental para essas vítimas, pois é um espaço com atendimento humanizado com um ambiente acolhedor para as vítimas de violência contra a mulher. A sala dispõe ainda de uma pequena brinquedoteca para acolher, durante o atendimento, os filhos das vítimas que procuram a Patrulha Maria da Penha.
A Base de Polícia Comunitária dispõe ainda de um Auditório Lilás com capacidade para 30 pessoas, que será utilizado para atividades conscientização e capacitação, como palestras e rodas de conversa sobre violência doméstica e pequenas oficinas profissionalizantes de curta duração que serão disponibilizados para mulheres em situação de vulnerabilidade social e dependência financeira do agressor.
A aproximação da Polícia Militar com a comunidade garante também a realização de vários atendimentos, como registros de ocorrência de violência doméstica, pedido de medida protetiva, registro de ocorrência de descumprimento de medida protetiva, encaminhamento para a casa abrigo/CREAS mulher, encaminhamneto para acompanhamento psicológico (Creas Mulher, Chameron e outras instituições parceiras), encaminhamento para consulta jurídica gratuita CREAS mulher, referência para agendamento e coleta de preventivo, além da disponibilização do Auditório Lilás para palestras e rodas de conversa sobre violência doméstica.
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a Patrulha Maria da Penha dispõe de telefone funcional e whatsapp, sendo que nos horários em que ocorrem fiscalizações na rua, é possível ligar no número +55 69 98486-8497 que a equipe agenda um horário para atendimento.
Fonte: Seção de Comunicação Social do 5º BPM
Fotos: Equipe Patrulha Maria da Penha do 5º BPM