Valorização – Em Ariquemes policiais militares recebem divisas de cabo e comandante-geral ressalta administração do governador Marcos Rocha

cel almeida ariquemes1

cel almeida ariquemes1Formatura para materializar a promoção dos soldados a graduação de cabos PM foi realizada pelo governo de Rondônia, no 7º Batalhão de Polícia Militar, na cidade de Ariquemes, Rondônia, na quinta-feira, 28, às 17 horas. 53 policiais militares daquela Unidade receberam as divisas de cabo. O evento que contou com as presenças do comandante-geral da PM coronel Alexandre Almeida, do Secretário da Sesdec coronel Hélio Pachá, do comandante regional de Policiamento IV, coronel Faria, vice-prefeito do município sargento Amaral, e familiares dos promovidos.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Almeida falou que ao assumir o Comando conversou com o Secretário e o Governador para que seu plano de administração fosse colocado em prática. Nele estavam eixos como operacionalidade, administração e cultura. Neste, os cursos oferecidos foram todos atendidos, Cabos, Sargentos, CAS e CHOA, com vagas a mais do planejado graças a determinação do governador. O curso de Choque que se encerra este mês. Outros cursos foram realizados fora do Estado como no Distrito Federal e no Amazonas. “São muitas as benesses que alcançamos em nosso Comando”.

Ele também falou da operação Nova Mutum que está sendo realizada na área do distrito de Jaci-paraná, tendo sido até o momento presos integrantes de grupos armados que comandam estas invasões. São oito fazendas no total. Foram apreendidos armas, munições, uniformes, remédios desviados de prefeituras locais, entre outros. O comandante lamentou, mas vai cumprir decisão do STF que suspendeu reintegração da fazenda aonde, possivelmente estejam os lideres das invasões de terras naquele local.

Representando o governador coronel Marcos Rocha, o Secretário de Segurança, coronel Hélio Pachá, também destacou a administração do governador como das mais produtivas para sociedade rondoniense nos últimos anos. Lembrou da presença em todas a formaturas onde soldados foram promovidos, a partir de 25 de agosto deste ano. “Como é bom termos um representante de nossa Corporação levando com seriedade a administração de nosso Estado”, disse ele. Desta maneira, o Estado tem sido referência das demais unidades da federação em muitas áreas e, principalmente na utilização de equipamentos tecnológicos para a segurança.

O major PM Bispo, comandante do 7° Batalhão, destacou sua tropa como diferenciada e com alto grau de profissionalismo. A mais operacional do Estado de Rondônia e nestes 28 anos de existência é a Unidade que mais tem policiais militares elogiados por ato de bravura. O Comandante Regional de Policiamento IV coronel Gonzaga Faria, também destacou a Unidade como uma das mais atuantes, proporcionalmente, com as demais em todo Estado. “É necessário que façamos, e bem, aquilo que nos compete fazer para que possamos viver em uma sociedade mais justa e mais segura”, disse ele.

Já o vice-prefeito de Ariquemes, sargento PM Gabriel Amaral, parabenizou aos soldados PM que foram promovidos a cabo dizendo que “a cidade de Ariquemes tem uma dívida de gratidão com o Batalhão, Guardião do Vale do Jamari, porque vemos a grande bravura como os policiais militares atuam na defesa da sociedade”. Oriundo da caserna, sargento Gabriel tem um trabalho de ações sociais na cidade e por extensão a Polícia Militar de Rondônia, pois conhece tão bem a problemática da cidade quanto do Batalhão.

Promoção

O governador do Estado coronel PM Marcos Rocha assinou a Lei n. 5.076, de 29 de julho de 2021, aprovada pela Assembleia Legislativa, tendo o comandante-geral da PM assinado a portaria nº 8.029 de 21 de setembro de 2021, promovendo as praças. São 388 soldados a graduação de cabos. Na Unidade PM em Buritis, foram promovidos os soldados; Bruno Pedro de Oliveira, Gilberto Silva Souza, Henrique Ferreira dos Reis, David Miguel Cavalcante de Souza, Divaldo dos Santos Serra, Bruno Bordinhão, Alysson Poletto Velozo, Leandro Alves Damacena, Josiel Almeida Santana, James Reis da Silva e Adriano Alves de Souza.

A promoção é por bom comportamento e tempo de serviço e se enquadra dentro da proposta de valorização à força policial pelo governo de Rondônia. A alteração do provimento de acesso hierárquico dos militares do estado, ocupantes da graduação de soldado para a graduação de cabo, permitirá maiores condições de acesso à graduação.

Conforme a lei nº 5.076, de 29 de julho de 2021, de autoria do poder executivo, o acesso na escala hierárquica do cabo PM/BM será gradual e sucessivo, por promoção, de acordo com o disposto na respectiva lei e regulamento de promoção de praças.

O incentivo soma ainda os investimentos já feitos este ano pelo governo, como a aquisição de viaturas modernas, equipamentos de proteção, armamentos, cursos de formação e outras atividades de ensino que viabilizaram promoções em outros postos e graduações.

cel almeida ariquemes promovi

Fonte: DCOMS