O Governo de Rondônia, por meio da Polícia Militar, realizou nesta quinta-feira, 28, às 9 horas, em Buritis, formatura de promoção de soldados, lotados na Companhia Independente de Policiamento Ostensivo-CIPO, a graduação de cabos, por bom comportamento e tempo de serviço, conforme a Lei nº 5.076, de julho de 2021, do Poder Executivo. Presidiu a cerimônia, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Alexandre Almeida, na qual estiveram presentes o CRP IV, coronel Gonzaga Faria, o prefeito Ronaldi Rodrigues, vereador Adriano Almeida, presidente da Câmara Municipal e o comandante da Unidade, major PM Antônio Rodrigues de Matos.
O comandante-geral reafirmou o trabalho que vem sendo realizado pelo governador, coronel Marcos Rocha, na administração do Estado “que não tem envidado esforços para assegurar benefícios ao trabalho da PM”, como a entrega de equipamentos, inclusive de alta tecnologia, como foi o caso recente da entrega de drones, bem como assegurado todos os cursos previstos; de Cabo, Sargento, CAS, CHOA, a Polícia Militar. Estamos felizes, disse ele, de ter estado em todas as outras formaturas da Polícia Militar e também participar desta. Mais Unidades estarão promovendo eventos de promoção das praças PM.
Ele agradeceu ao prefeito, Ronaldi Rodrigues, que se disponibilizou em verificar a possibilidade de ceder uma nova sede para a Unidade da PM em Buritis. “Determinamos ao coronel PM Faria para que possa acompanhar esta cessão, que sem dúvidas, será de grande valia, pois teremos um espaço maior com mais conforto, tanto aos que trabalham, policiais militares, quanto para o atendimento à comunidade pacífica e ordeira deste pujante município”, disse ele.
Reintegração
“Esta é a maior reintegração de posse coletiva do Brasil, e nossos policiais militares mostram o seu valor em uma área de mais de 100 km², trazendo a paz no campo”, disse ele se referindo a reintegração de terras na área de Jaci-Paraná. Foram apreendidos armas, drogas, munições, medicamentos desviados de prefeituras, veículos e pessoas detidas por estarem vendendo terras que não lhes pertenciam.
O comandante-geral citou a participação de organização criminosa agindo no local e que tem assolado o campo, feito vítimas e assassinado pessoas: “encontrei um cidadão que disse ter abandonado a sua fazenda por ter sido torturado pelos invasores da LCP. Um outro disse que há três anos não dormia em sua casa por falta de segurança, mas eles retornaram, pois a PM restabeleceu a paz naquela área.
Sobre a conduta de policiais militares, o coronel PM Almeida disse que na Corporação tem cidadãos com alto grau de eficiência, valores elevados, profissionais de excelência: “e fico feliz, pois no tempo que venho servindo e protegendo o cidadão de bem deste Estado, até agora não temos casos graves”. E graças ao trabalho do Comando da Corporação, Comandantes de Unidade Militar e conscientização do Policial Militar, não houve manifestação da tropa. E assim, foi capaz de que a comunidade não ficasse à mercê da bandidagem”. Defendemos a todos porque estão do lado do bem, este é o amadurecimento da tropa.
“Saudamos aqui aos familiares de cada herói, cada vencedor, porque somente a família sabe do valor que tem os policiais militares”. Ele lembrou ainda e parabenizou uma guarnição do 7º Batalhão por desarticular uma quadrilha que vinha agindo na área do Batalhão, em que os policiais militares realizaram um trabalho de excelência, prendendo uns elementos e retirando outros de circulação.
Outro fato, lembrou ele, foi na capital quando os policiais militares após prenderam um fora da lei e apreender um menor igualmente com este instinto, receberam voz de prisão, mas quem tem a exclusividade de executar esta ação legal é a Polícia Militar.
Quanto o trabalho realizado, durante o período de pandemia que está passando, o coronel Almeida parabenizou a todos e disse ser motivo de referência elogiosa, pois neste período de pandemia que está acabando, agiram com educação, de maneira urbana, cumprindo com o que estava previsto na regularização sanitária aprovada pelo governador do Estado.
Promoção
O governador do Estado, coronel PM Marcos Rocha, assinou a Lei n. 5.076, de 29 de julho de 2021, aprovada pela Assembleia Legislativa, tendo o comandante-geral da PM assinado a portaria nº 8.029 de 21 de setembro de 2021, promovendo as praças. São 388 soldados a graduação de cabos. Na Unidade PM em Buritis, foram promovidos os soldados: Bruno Pedro de Oliveira, Gilberto Silva Souza, Henrique Ferreira dos Reis, David Miguel Cavalcante de Souza, Divaldo dos Santos Serra, Bruno Bordinhão, Alysson Poletto Velozo, Leandro Alves Damacena, Josiel Almeida Santana, James Reis da Silva e Adriano Alves de Souza.
A promoção é por bom comportamento e tempo de serviço, e se enquadra dentro da proposta de valorização à força policial pelo governo de Rondônia. A alteração do provimento de acesso hierárquico dos militares do estado, ocupantes da graduação de soldado para a graduação de cabo, permitirá maiores condições de acesso à graduação.
Conforme a lei nº 5.076, de 29 de julho de 2021, de autoria do poder executivo, o acesso na escala hierárquica do cabo PM/BM será gradual e sucessivo, por promoção, de acordo com o disposto na respectiva lei e regulamento de promoção de praças.
O incentivo soma ainda os investimentos já feitos este ano pelo governo, como a aquisição de viaturas modernas, equipamentos de proteção, armamentos, cursos de formação e outras atividades de ensino que viabilizaram promoções em outros postos e graduações.
Fonte: DCOM
Fotos: Cabo PM Edixon Herrera