Comando da PMRO realiza visita técnica a Quartéis da Região da Zona da Mata

cel plinio rolim de mou

cel plinio rolim de mouOs quartéis da Região da Zona da Mata, nos municípios de Parecis e Santa Luzia, foram os contemplados com a visita técnica realizada pela equipe do Comando da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), no fim da manhã de quinta-feira, 30.

O Subcomandante-Geral, coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti, juntamente com o Coordenador Regional de Policiamento (CRP-III), coronel PM Paulo André e o comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar (10ºBPM), major PM Thiago Campos realizaram visitas nas localidades e falaram com os comandantes dos grupamentos e pelotões, além de policiais militares que exerciam suas atividades laborais.

QUARTEL DE PARECIS

Com as obras a todo vapor, o quartel do município de Parecis foi uma das localidades contempladas, durante essa visita técnica. O Subcomandante-Geral foi à sede atual do quartel, sendo recepcionado pelo comandante de Parecis, sargento PM Lahaas, e pôde constatar a atual estrutura e as necessidades dos policiais que lá trabalham.
O comandante do quartel de Parecis, sargento PM Lahaas, destacou que embora com os entraves e limitações, o policiamento mantém-se estabelecido para garantir a segurança da população. “Temos uma área rural abrangente que hoje é nosso maior desafio, no perímetro urbano conseguimos atender a contento as demandas da população”, explicou.
O quartel de Parecis iniciou sua construção no mês de maio de 2021, e durante a visita técnica, foi possível constatar que as obras estão aceleradas. O local em que está sendo construída a nova sede está regularizado e é fruto de uma doação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e conta com uma área construída de 217 metros quadrados com amplo espaço para estacionamento de viaturas.
O major PM Thiago Campos elucidou que a construção desse quartel é uma grande conquista para a PMRO, e foi um grande desafio que vem tornando-se realidade. “A equipe de policiais militares reuniu-se e preparou o projeto conceitual além dos esboços de engenharia e todo o protocolo para regularização do imóvel. Hoje temos em andamento um sonho, a construção do 1º quartel com recurso próprio da Polícia Militar”, disse o major.
A obra está avaliada, aproximadamente, em R$ 370 mil reais e vai garantir mais segurança e qualidade no ambiente de trabalho aos policiais militares. “ Estaremos proporcionando um ambiente com mais estrutura, e logo os policiais poderão trabalhar com mais tranquilidade e qualidade. Temos ciência de que a localidade exige uma certa urgência, mas não estão sendo poupados esforços para dar celeridade à obra”, disse o coronel PM Plínio.
O quartel de Parecis atualmente funciona em uma residência alugada e já foi alvo de um atentado contra policiais, realizado pelo novo cangaço, no ano de 2015. Contudo, após o fato, algumas medidas foram tomadas para evitar esse tipo de sinistro e proporcionar mais segurança e qualidade ao trabalho policial-militar. Portanto, o Comando da Corporação entende que uma sede própria será o ideal para atender as necessidades da região e ofertar mais qualidade à população, que venha a necessitar de algum apoio, assim como o policial militar.

QUARTEL DE SANTA LUZIA
O comandante do quartel de Santa Luzia, tenente PM Rodrigo, recepcionou a equipe e apresentou as instalações do quartel, assim como explanou quanto ao policiamento e às ações que vêm sendo realizadas.
O Subcomandante-Geral destacou que os contatos com os comandantes dos pelotões e grupamentos de polícia são estratégicos para verificar como estão as condições do quartel, suas estruturas, conversar com os policiais militares. E desta maneira buscar melhorias à localidade. “Visitas como estas, embora sejam breves, demonstram harmonia e fortalecem cada vez mais às ações desenvolvidas pela Polícia Militar”, finalizou o coronel PM Plínio.

Texto: Renata Pimentel – SD PM Renata
Fotos: SGT PM Raicinaluz