Polícia Militar de Rondônia

Comandante-Geral da PM concede entrevista e fala dos avanços na Polícia Militar proporcionados pelo Governo de Rondônia

cel almeida informah

cel almeida informahAo participar do programa de entrevistas no Informa na Hora, na tarde desta quarta-feira, 22, em Porto Velho, o comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), coronel PM Alexandre Luis de Freitas Almeida, falou sobre as invasões de terras no Estado e atuação das forças de segurança para impedir estes crimes contra os proprietários, especialmente de fazendas e áreas produtivas. “A nossa Polícia é ordeira e trabalha dentro do ordenamento jurídico vigente, todavia estas invasões são um grande problema, pois utilizamos um forte aparato policial, cumprimos nossa missão, porém as medidas são brandas contra aqueles que burlam a lei”, disse o comandante.

A Polícia Militar, disse o coronel Almeida, tem apoiado reintegrações de posse, garantindo a segurança dos envolvidos. O trabalho da PM não tem dia fácil, todavia estas questões fundiárias em Rondônia estão se tornando cada dia mais preocupantes, pois os invasores se utilizam de grupos criminosos que têm uma legenda falsa de movimento social, com apoio de segmentos internacionais que encorajam os invasores contra as forças policiais. Nas últimas ações policiais, tivemos cumprimento de 39 ocorrências, prisões e apreensão de objetos utilizados pelos suspeitos.

Em recente ação da Polícia Militar em uma invasão, foram apreendidos na Zona da Mata cerca de três 13 mil litros de éter, que certamente seriam utilizados na fabricação de cocaína, como também muitas munições que se utilizam no fuzil AK 47. Foram também encontradas várias munições enterradas em diversas localidades. Indagado pelo radialista Vitor, sobre criação de Unidades especializadas no assunto,  o comandante observou que seria ideal, neste momento, especializar policiais militares, nos batalhões, em cidades do eixo da BR 364 com estas características agrícolas, “que seu emprego seria com maior rapidez”.

Os equipamentos tecnológicos utilizados pela Polícia Militar hoje, carecem de um aprimoramento, pois a cada dia temos novos aplicativos que são essenciais no trabalho tanto de inteligência quanto operacional. As novas tecnologias estão dificultando a interceptação de pessoas a margem da sociedade com as comunicações da PM. A fiscalização de fronteira, disse o comandante-geral da PM, está sendo beneficiada pelo governo federal para um trabalho transfronteiriço. Apreendemos, alimentos perecíveis, não perecíveis, drogas e outros descaminhos. O Batalhão Ambiental, com apoio do governo do coronel Marcos Rocha, tem realizado uma gestão altamente proveitosa.

Ainda sobre a Polícia de Fronteira, perguntado pelo apresentador Fábio Camilo, o coronel Almeida destacou o trabalho realizado pelo Exército Brasileiro com apoio das Polícias Militares, e tem na tecnologia ao lado da inteligência policial, uma arma ideal para que as forças policiais possam trabalhar com maior agilidade. Ele falou sobre curso de abordagem fluvial, um aliado importante no tratamento com pessoas que planejam suas ações criminosas pelos rios que margeiam nossas fronteiras.

O efetivo da Polícia Militar, que tem cerca de 5 mil integrantes, prevê para o ano que vem a contratação de  oficiais. As promoções no governo coronel Marco Rocha, disse o coronel Almeida,  tem sido inéditas, marco histórico, o fluxo de carreira tem avançado e cursos de formação de sargentos, habilitação de oficiais administrativos, de sargentos e a formação de mais de mil homens ano passado e mais de 1.400 este ano. Muitas matérias têm sido aplicadas dentro das plataformas de ensino à distância, como algumas matérias, exemplo tiro policial e abordagens presenciais.

O governador, coronel Marcos Rocha, explicou o comandante-geral da Polícia Militar, determinou este mês a promoção de soldado a cabo. “Se o policial militar tem os requisitos necessários, sairá a cabo sem realizar o curso e isso já apartir de 25 de agosto deste ano de 2021. E também, temos um estudo na redução de interstício de sargentos; terceiro para segundo, segundo para primeiro e primeiro para subtenente. Algo que nunca se viu na Polícia Militar do Estado de Rondônia, notadamente é um reconhecimento do governador, coronel Marcos Rocha, para com a Polícia Militar, e isso vem automaticamente, com reajuste no soldo do policial.

 

 

Foto: DCOMS – PMRO

Fonte: Jornalista Lenilson Guedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *