A Polícia Militar de Rondônia, no dia 15 de setembro, realizou a apreensão de mais 82 m³ (oitenta e dois metros cúbicos) de madeira no município de Monte Negro, por estarem sendo transportadas de forma irregular.
A apreensão foi realizada pela equipe do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) em operação conjunta com a Fundação Nacional do Índio (Funai), onde indígenas denunciaram que estava ocorrendo extração irregular de madeira na Terra Indígena Uru Eu Wau Wau, informando a rota de passagem dos caminhões.
As equipes montaram barreira na rota informada e, por volta das 02:00, abordaram dois caminhões Mercedes Bens, ambos com reboques, transportando madeira em tora sem o Documento Florestal de Origem (DOF).
Os condutores alegaram que haviam sido contratados apenas como motoristas e que não sabiam informar de quem eram os caminhões. Informaram também que não estavam retirando a madeira da terra indígena e sim da área de uma fazenda nas proximidades.
As duas cargas somaram a quantia de 82,262 m³ de madeira, que foram apreendidas juntamente com os caminhões, além da aplicação de multa referente a esse crime ambiental.
Fonte/fotos: Batalhão de Polícia Ambiental
Texto: P5/Batalhão de Polícia Ambiental – SGT Daiane