Durante os dias 15 e 16 deste mês, o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG) realiza, em Brasília – DF, reunião ordinária para discussões de projetos de interesse dos militares estaduais. O evento que conta com a participação de comandantes-gerais das Forças Militares de Segurança Pública de todo país está sendo realizado no auditório de um hotel, na Capital Federal. De Rondônia participam o comandante-geral da Polícia Militar coronel Alexandre Almeida e do Corpo de Bombeiros coronel BM Nivaldo.
Intercessão ecumênica foi feita pelo comandante-geral da PM de Rondônia, coronel Almeida
A abertura do evento contou com a participação do Secretário Nacional de Segurança Pública (SENASP), coronel PMDF Carlos Renato Machado Paim, e da Secretária de Gestão e Ensino em Segurança Pública, Ana Cristina Melo Santiago, que integram o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Na programação do encontro, consta apresentação de Novas Tecnologias e Sistemas de Parcerias com a PRF, apresentação do Centro de Comando e Controle Nacional e seus Programas e Projetos, avaliação da Operação Maria da Penha, apresentação do Parecer do Relator do PL nº 8.045, de 2010 “Código de Processo Penal”, “Lei Orgânica das PM e CBM”.
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia o encontro é essencial para que sejam discutidos projetos, planejamentos e programas de Segurança Pública em nível nacional, notadamente colocados em discussão pelos representantes estaduais. Muitos Estados têm suas problemáticas em comum e com o conhecimento das causas e efeitos de cada um, soluções são apresentadas, discutidas e aperfeiçoadas para cada ente da federação. “A PM de Rondônia tem sido destaque pelo serviço prestado a nossa sociedade”.
Antes do fórum de debates, o primeiro compromisso da reunião ordinária do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG) foi prestar uma singela homenagem a todos os policiais e bombeiros militares que morreram em decorrência da Covid-19. Juntos, comandantes-gerais das Forças de Segurança de todo o país lembraram das perdas que as corporações tiveram durante a pandemia e entregaram flores a algumas das viúvas dos companheiros que perderam a vida em decorrência da doença.
Fonte: Jornalista Lenilson Guedes e CNCG
Fotos: CNCG