Durante atendimento a vítima de ameaça, uma equipe policial da 3ª Companhia do 5º BPM, localizada no município de Candeias do Jamari, recebeu informações que em um estabelecimento comercial, onde a vítima/solicitante trabalhava, encontrava-se seu ex-marido, o qual estava ameaçando-a com uma arma de fogo, mesmo com ela possuindo uma medida protetiva contra o agressor. O fato ocorreu no dia 20 de agosto deste ano.
Chegando ao local, a equipe já se deparou com o suspeito, empunhando uma arma e caminhando em direção à vítima. Ao perceber a chegada da Polícia Militar, o homem tentou empreender fuga a pé, ainda com a arma em punho. A equipe policial fez o devido acompanhamento, e mesmo com resistência por parte do conduzido, conseguiu efetuar a prisão e apreender a arma: uma pistola calibre 6.35 de fabricação caseira, com três munições intactas e um carregador.
Embora todas as guarnições e policiais militares tenham o dever de atuar neste tipo de ocorrência, a equipe policial em questão atuou com maestria, impedindo que mais uma mulher fosse assassinada, além de efetuar a prisão de um indivíduo potencialmente perigoso e também retirar das ruas uma arma de fogo que poderia ter ceifado a vida da vítima e depois poderia ser utilizada para o cometimento de outros crimes.
O Levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revela que foram registrados 1.350 casos de Feminicídio em 2020, ou seja, em média uma mulher foi assassinada a cada 07horas, por sua condição de gênero; além disso, foram notificados mais de 230 mil casos de lesões corporais contra mulheres. Diante disso, as Polícias Militares do Brasil desenvolvem diversos programas, projetos e campanhas em desfavor da violência contra as mulheres, além de contarem com patrulhas específicas tendo como exemplo a patrulha Maria da Penha.
Fonte: Seção de Comunicação Social do 5º BPM
Texto: SD PM Steffen/ P5 – 5ºBPM