A Polícia Militar de Rondônia (PMRO) e parceiros, realizou ação de sensibilização para cadastro de doador de medula óssea nesta sexta e sábado (20 e 21) no Porto Velho Shopping. A Ação visava conscientizar a população da importância em aumentar o número de cadastrados no banco nacional, habilitando-os como doadores caso um paciente compatível surja. Cada novo cadastro, aumenta as chances e esperanças de quem precisa do transplante de medula óssea para continuar vivendo. Cerca de 380 novos cadastrados foram realizados durante a ação.
O Coordenador de Saúde, coronel PM Dent Agnus Aécio, (1º dir.)presente na ação, relatou que a campanha ganha ainda mais importância em 2021,
pois passou a vigorar a nova regra de idade limite para os voluntários, que era de 55 anos e agora é de 35 anos, diminuindo ainda mais o público a ser atingido. Os voluntários ainda não cadastrados, podem procurar a Fhemeron, preencher o cadastro, retirar 5ml de sangue e estarão cadastrados no banco nacional de doadores, deve ter entre 18 e 35 anos, pode estar gestante, lactante, sem limite de peso entre outros requisitos que se aplicam para doação de sangue, porém não para este cadastro, cadastre-se e seja a chance de alguém.
A Policia Militar de Rondônia agradece e enaltece a parceria do Instituto Invida por meio do Dr. Lindenberg, entusiasta do assunto de doação de medula óssea no Estado de Rondônia, a FHEMERON, PRF, UNIRON, Exército Brasileiro, e Porto Velho Shopping.
Fotos: Coordenadoria de Saúde
Fonte: Lenilson Guedes e CS