Em visita na manhã de hoje, 8, a região do Vale do Jamari, o Comandante-Geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Alexandre Almeida, participou de formatura geral na sede do 7º Batalhão, em Ariquemes, o qual falou à tropa sobre os investimentos em equipamentos, realização de cursos de formação e aperfeiçoamentos garantidos pelo governador do Estado, coronel Marcos Rocha, por meio da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania. Onde estiveram presentes o CRP IV, coronel Faria, o Comandante do Batalhão, major Bispo e o vice-prefeito de Ariquemes, Aner Gabriel.
A área de atuação do 7º BPM, na região Vale do Jamari, compreende os municípios de Ariquemes, Alto Paraíso, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Cacaulândia e Bom Futuro (distrito de Ariquemes).
Ao cumprimentar a tropa, o Comandante-Geral destacou o bom momento pelo qual passa a Corporação, ele destacou que de forma inédita, está sendo construído com verbas da Polícia Militar, um quartel em Parecis. Explicou que são recursos oriundos de um leilão: “estavam sem movimentação e foram empregados para construção deste quartel”. Assim, acrescentou, que os policiais militares trabalharão de maneira mais digna naquele local, atendendo melhor toda comunidade.
Cursos
O Comandante estimulou os policiais militares a seguirem o caminho do aperfeiçoamento por meio dos cursos oferecidos, como também, em outras áreas, enumerou alguns que estão em andamento, como: o primeiro curso de Fiscalização Ambiental, oferecido pela Polícia Militar em parceria com a Sedam. Disse que é interessante que esses cursos abertos e realizados em EAD – Ensino a Distância tenham uma adesão maior da tropa. A aula inaugural foi a cargo do desembargador Miguel Mônico “que trouxe grandes conhecimentos para os policiais que trabalham nesta área”.
Mesmo com a pandemia, explicou o coronel Almeida, foram realizados em EAD e em andamento vários cursos. CAO – Curso de Adaptação de Oficiais, CFS – Curso de Formação de Sargentos, CFC – Curso de Formação de Cabos. E um motivo que muito nos alegra, disse, é que houve destaque em nível nacional, de nossos aperfeiçoamentos, tendo 17 estados da federação enviado policiais militares para participarem de nossos cursos.
A Polícia Militar de Rondônia mantém um convênio com a Escola da Magistratura de Rondônia que oferece cursos de pós-graduação em administração pública e em nosso comando está sendo realizado direito ambiental e aguarda uma nova etapa que será um mestrado em EAD. “é importante que o homem esteja estudando e se aprimorando cada vez mais com os ensinamentos oferecidos”.
Comunicação
As diretrizes gerais da Comunicação Social, Manual de Marcas, relacionamento com as mídias, todos esses avanços na área de comunicação social devem ser “desfrutado e estudado por todos policiais militares, e aplicado quando se depararem com questões de comunicação em seu dia-a-dia. Temos em disponível em nosso site www.pm.ro.gov.br não só estes manuais, mas e, principalmente, aplicativos que beneficiam nossa comunidade. O PMRO cidadão é um deles. E está sendo bem aceito pela população.
Para que tudo isso possa acontecer, temos o aporte necessário de nosso governador coronel Marcos e do Secretário de Segurança, coronel Pachá. Recentemente, disse ele, foi criado o canil do 8º Batalhão em Jarú com a entrega de dois exemplares pelo Batalhão de Choque e este ano se pretende ainda realizar um curso de cinotecnia básica e detecção de drogas para que esses policiais que desempenha esta função tenham maior êxito nas operações com cães.
Benefícios
O comandante falou ainda das matérias que se encontram na Assembleia Legislativa, código de Ética, Estatuto que apresenta muitas melhorias em consonância com o projeto de Lei 1063 que também traz uma série de benefícios para a tropa. Sobre o abono funeral explicou que o policial depois de ter ido para a reserva, será beneficiado. “de acordo com sua vantagem pessoal e seu soldo pela dedicação exclusiva na polícia militar”.
Sobre a aquisição de armas por policiais militares, segundo ele, em uma visita a IGPM – Inspetoria Geral das Polícias Militares conseguiu desburocratizar e esta concedeu uma portaria por um prazo de dois anos para que a Polícia Militar possa adquirir armas que estão previstos no desdobramento estratégico da corporação diretamente da fabricante. Outro incentivo foi aprovado pela Assembleia Legislativa que é a isenção de ICMS na compra de armas de fogo para profissionais de Segurança Pública.
Corregedoria
Estamos na era da tecnologia e com parceria junto ao Ministério Público programamos o inquérito policial eletrônico “deixando de lado a morosidade e a garimpagem de documentos que demoraria muito tempo”. E, agora, no momento em que se insere o número do processo já constará este na corregedoria da Polícia Militar e na estatística disciplinar da corporação. É um grande avanço.
Coronel PM Almeida (2º esq. p/dir.)) ladeado pelo vice-prefeito de Ariquemes, o CRP IV, coronel Faria e pelo comandante do 7º Batalhão, major PM Bispo
Foto: sargento PM Raicina Coeli
Texto: Jornalista Lenilson Guedes