Ariquemes – Comandante-Geral fala de benefícios concedidos pelo governo do Estado à Polícia Militar

celalmeidaarique

celalmeidaariqueEm visita na manhã de hoje, 8, a região do Vale do Jamari, o Comandante-Geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Alexandre Almeida, participou de formatura geral na sede do 7º Batalhão, em Ariquemes, o qual falou à tropa sobre os investimentos em equipamentos, realização de cursos de formação e aperfeiçoamentos garantidos pelo governador do Estado, coronel Marcos Rocha, por meio da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania. Onde estiveram presentes o CRP IV, coronel Faria, o Comandante do Batalhão, major Bispo e o vice-prefeito de Ariquemes, Aner Gabriel.

A área de atuação do 7º BPM, na região Vale do Jamari, compreende os municípios de Ariquemes, Alto Paraíso, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Cacaulândia e Bom Futuro (distrito de Ariquemes).

Ao cumprimentar a tropa, o Comandante-Geral destacou o bom momento pelo qual passa a Corporação, ele destacou que de forma inédita, está sendo construído com verbas da Polícia Militar, um quartel em Parecis. Explicou que são recursos oriundos de um leilão: “estavam sem movimentação e foram empregados para construção deste quartel”. Assim, acrescentou, que os policiais militares trabalharão de maneira mais digna naquele local, atendendo melhor toda comunidade.

Cursos

O Comandante estimulou os policiais militares a seguirem o caminho do aperfeiçoamento por meio dos cursos oferecidos, como também, em outras áreas, enumerou alguns que estão em andamento, como: o primeiro curso de Fiscalização Ambiental, oferecido pela Polícia Militar em parceria com a Sedam. Disse que é interessante que esses cursos abertos e realizados em EAD – Ensino a Distância tenham uma adesão maior da tropa. A aula inaugural foi a cargo do desembargador Miguel Mônico “que trouxe grandes conhecimentos para os policiais que trabalham nesta área”.

Mesmo com a pandemia, explicou o coronel Almeida, foram realizados em EAD e em andamento vários cursos. CAO – Curso de Adaptação de Oficiais, CFS – Curso de Formação de Sargentos, CFC – Curso de Formação de Cabos. E um motivo que muito nos alegra, disse, é que houve destaque em nível nacional, de nossos aperfeiçoamentos, tendo 17 estados da federação enviado policiais militares para participarem de nossos cursos.

A Polícia Militar de Rondônia mantém um convênio com a Escola da Magistratura de Rondônia que oferece cursos de pós-graduação em administração pública e em nosso comando está sendo realizado direito ambiental e aguarda uma nova etapa que será um mestrado em EAD. “é importante que o homem esteja estudando e se aprimorando cada vez mais com os ensinamentos oferecidos”.

ComunicaçãoBanner-APP-PMRO-CIDADAO-Site

As diretrizes gerais da Comunicação Social, Manual de Marcas, relacionamento com as mídias, todos esses avanços na área de comunicação social devem ser “desfrutado e estudado por todos policiais militares, e aplicado quando se depararem com questões de comunicação em seu dia-a-dia. Temos em disponível em nosso site www.pm.ro.gov.br não só estes manuais, mas e, principalmente, aplicativos que beneficiam nossa comunidade. O PMRO cidadão é um deles. E está sendo bem aceito pela população.

Para que tudo isso possa acontecer, temos o aporte necessário de nosso governador coronel Marcos e do Secretário de Segurança, coronel Pachá. Recentemente, disse ele, foi criado o canil do 8º Batalhão em Jarú com a entrega de dois exemplares pelo Batalhão de Choque e este ano se pretende ainda realizar um curso de cinotecnia básica e detecção de drogas para que esses policiais que desempenha esta função tenham maior êxito nas operações com cães.

Benefícios

O comandante falou ainda das matérias que se encontram na Assembleia Legislativa, código de Ética, Estatuto que apresenta muitas melhorias em consonância com o projeto de Lei 1063 que também traz uma série de benefícios para a tropa. Sobre o abono funeral explicou que o policial depois de ter ido para a reserva, será beneficiado. “de acordo com sua vantagem pessoal e seu soldo pela dedicação exclusiva na polícia militar”.

Sobre a aquisição de armas por policiais militares, segundo ele, em uma visita a IGPM – Inspetoria Geral das Polícias Militares conseguiu desburocratizar e esta concedeu uma portaria por um prazo de dois anos para que a Polícia Militar possa adquirir armas que estão previstos no desdobramento estratégico da corporação diretamente da fabricante. Outro incentivo foi aprovado pela Assembleia Legislativa que é a isenção de ICMS na compra de armas de fogo para profissionais de Segurança Pública.

Corregedoria

cel almeida ariquemes perfil

Estamos na era da tecnologia e com parceria junto ao Ministério Público programamos o inquérito policial eletrônico “deixando de lado a morosidade e a garimpagem de documentos que demoraria muito tempo”. E, agora, no momento em que se insere o número do processo já constará este na corregedoria da Polícia Militar e na estatística disciplinar da corporação. É um grande avanço.

cel almeida ariquemesCoronel PM Almeida (2º esq. p/dir.)) ladeado pelo vice-prefeito de Ariquemes, o CRP IV, coronel Faria e pelo comandante do 7º Batalhão, major PM Bispo

Foto: sargento PM Raicina Coeli

Texto: Jornalista Lenilson Guedes