Dando continuidade a Operação Narco Brasil, a Polícia Militar de Rondônia apreendeu mais uma arma de fogo na região do 10º Batalhão. No dia 28 de junho, no município de Nova Brasilândia do Oeste, equipes policiais que atuaram nesta operação realizaram patrulhamento e abordagem em um acampamento em uma área de preservação permanente que pertence à união a qual já foi cumprida ordem de reintegração de posse algum tempo atrás .
Durante as abordagens foi avistado um homem atrás de alguns arbustos observando os policiais e ao perceber a aproximaçâo da equipe saiu em direção à uma residência. No local onde o indivíduo estava foi encontrada uma arma de fogo, tipo espingarda, adaptada para calibre .36 e próximo ao local também foram encontradas quatro munições escondidas em um tronco de uma árvore. Ainda durante as buscas foi encontardo na varanda da residência uma motosserra, marca Husqharna sem documentação para uso, que estava sendo utilizado na área de preservação permanente. Face à constatação dos crimes praticados, o homem de 42 anos foi encaminhado à cidade de Nova Brasilândia do Oeste juntamente com os objetos encontrados.
A Operação Narco Brasil é coordenada pela Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) com atuação das polícias dos estados da federação e tem demonstrado ser eficaz no combate ao crime com utilização de trabalho de repressão, prevenção, inteligência e principalmente com a integração das forças policiais. Esta fase transcorreu do dia 25 à 29 de junho, foram empregados policiais do 3º e 10º Batalhões sendo percorridos 1.041 km em toda área do 10º Batalhão com resultados exitosos onde foram apreendidas 05 armas de fogo e diversos crimes evitados.