Polícia Militar de Rondônia

Diálogo entre Governo e representantes de esposas de policiais militares garante normalidade na segurança pública

WhatsApp Image 2021 06 14 at 16.35.18

WhatsApp Image 2021 06 14 at 16.35.18

Aconteceu na tarde de hoje, 14 de junho, uma reunião no Ministério Público de Rondônia (MPRO) com a Procuradoria-Geral, a equipe econômica do Governo de Rondônia, Comando da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) e Conselho Representativo dos Militares Estaduais, afim de tratar de assuntos atinentes a PMRO, quanto ao Estatuto PM, sistema de proteção social, reajuste salarial e outros.
Entre os presentes na reunião, destacam-se o Procurador-Geral do MPRO, Ivanildo Oliveira, o Comandante-Geral, coronel PM Alexandre Luís de Freitas Almeida, o Procurador-Geral do Estado de Rondônia adjunto, Tiago Cordeiro, Secretário de Estado de Finanças, Luis Fernando, Secretária de Planejamento e Gestão, Beatriz Basílio, representante do Conselho Representativo dos Militares Estaduais, coronel PM RR Adilberto Maciel, Representante do Conselho das Esposas dos Policiais Militares, Márcia Aparecida, demais representatividades e autoridades civis e militares.

Durante o encontro, foi dado a palavra a todos os presentes, objetivando contextualizar a situação. Com base no diálogo entre os participantes, foi colocado em pauta que no dia 26 de junho encerra-se o prazo do Governo para apresentar os estudos dos impactos e propor contra-proposta para a categoria dos militares. Ficou combinado de que houvesse o respeito do prazo designado, não havendo fechamento dos quartéis por parte das esposas dos militares estaduais. Para o Comandante-Geral da PMRO, é louvável a iniciativa do Ministério Público em mediar a situação: “Nosso posicionamento é pelo diálogo e busca de solução dentro da lei sempre . Não devemos atuar de forma desordeira, pois, nossa polícia militar, é uma das melhores de todo o Brasil ” disse o coronel Almeida. E complementou: “nenhum movimento justifica impedir a promoção da segurança pública, evitando que as viaturas saiam dos quartéis. Acreditamos no Governo do Estado e esperamos a vinda da solução. A negociação é necessária e está acontecendo.”

Foi comentado também que o Comando da Corporação deve ser convidada para participar das reuniões com o objetivo de assessorar no debate técnico. “Duas mesas de debate para uma mesma situação gera descredibilidade. É importante que todas as partes, inclusive o Comando da PMRO, se faça presente nos debates para que haja um consenso” disse o coronel Alexandre.

Pontos debatidos

Dentre os pontos debatidos na reunião foi: O reenvio para a Casa civil do Projeto de Lei de alteração da 1.063 (lei de remuneração); bem como o Sistema de Proteção Social dos militares estaduais, o Código de Ética e o Estatuto da PM.

Para a equipe econômica do Governo, existe uma dedicação na análise dos impactos das categorias como segurança pública e saúde, pautando cenários para a tomada de decisão do Poder Executivo. “Nossa ideia é dar base de decisão para o poder executivo decidir no dia 26 de junho” disse o Secretário Luís Fernando.
Foi também apresentado os Estudos do Conselho Deliberativo de Estratégia e Gestão (Condeg), que ampara a proposta exposta.

Encerramento

No final da reunião, ficou agendado uma nova reunião as 15 horas do dia 28 de junho, após findar o prazo de estudos da equipe econômica do Governo, com a condição de haver situação de normalidade dos quartéis para que o MPRO continue a mediar, sendo aceito pelos presentes: “Aguardaremos, pois nos preocupamos com a sociedade rondoniense nos municípios, quanto a segurança pública” disse Shirlei, representante das esposas de Cacoal-RO.
O Comandante-Geral da PMRO massifica a confiança no Governo de Rondônia em nome do Governador Marcos José Rocha, quanto a valorização dos militares: “é um desejo do Governador do Estado. Logo, devemos acreditar na valorização que será proposta. E clamamos que seja mantido a ordem e a manutenção do debate franco de ideias palpáveis” finalizou o coronel.

Texto: Major PM Miranda

Imangem: Lenilson Guedes

Fonte: Diretoria de Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *