No interior, a tropa já havia avançado, caminhando para a totalização do efetivo, com atuação dos Comandos e Formações Sanitárias locais.
Paralelo à imunização, e desde maio do ano passado, a Coordenadoria de Saúde (CS) da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), em Porto Velho, vem atendendo aos policiais militares e seus familiares a nível ambulatorial para tratamento precoce do novo coronavírus, com realização de exames por meio da Policlínica Oswaldo Cruz (Poc) e atenção médica dos oficiais médicos da Diretoria de Saúde (DS). Estes profissionais já atingiram a monta de 1800 consultas, somadas as mais de 500 consultas médicas, além das agendadas pela equipe da Diretoria de Saúde da PMRO.
A Diretora de Saúde da PMRO, capitã PM dentista Engel Maydionaha Silva de Lima explicou que somando, ontem, 11, e hoje, 12, foram vacinados cerca de 490 policiais militares encerrando àqueles que desenvolvem suas atividades operacionais e de radiopatrulha, e o efetivo administrativo de maior exposição como os armeiros e os de guarda, higiene e manutenção das viaturas. Ficando apenas os policiais militares de Candeias e de alguns distritos de Porto Velho, com doses ja reservadas e aplicação em breve.
Acompanhamentos
A Capitã complementou ainda que a Coordenadoria de Saúde, por meio da DS, tem assistido muitos integrantes da corporação, e seus familiares, também em atenção pós covid-19, na sede, da DS, e por vezes de forma domiciliar (fisioterapia, enfermagem, nutrição e educação física), além de realizar, por meio da Diretoria de Serviço Social (Diss), serviços nas áreas de psicologia, capelania e serviço social aos infectados e enlutados em decorrência de perdas familiares causadas pela covid-19.
Até hoje foram registrados 978 casos confirmados no âmbito da tropa, com, lamentavelmente, 11 óbitos.
Hoje, 12, policiais militares, juntamente com demais integrantes da Segurança pública do Estado, estiveram em uma faculdade na capital, recebendo a primeira dose da vacina astrazeneca, 256 Polícia Militares.
Para o Comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, com extrema satisfação que chega-se a esta marca de imunização e de oferta de serviços à tropa relacionados à este inimigo visível, acrescentando o agradecimento aos órgãos competentes envolvidos, ao Governo do Estado de Rondônia por meio da Agevisa e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), e às prefeituras dos municípios por meio de suas Divisões de imunização.
Sargento PM Alan Kardec
Fotos: Dcoms
Texto: Jornalista Lenilson Guedes