Polícia Militar de Rondônia

Crime ambiental: arma de fogo e motosserras são apreendidas em operação de combate ao desmatamento

arma e motosserras vila nova samuel

A Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) apreendeu uma espingarda, munições e duas motosserras na zona rural da Vila Nova Samuel em Candeias do Jamari/RO em operação de combate ao desmatamento no dia 7 de junho, 2021.

arma e motosserras vila nova samuelA apreensão ocorreu após as equipes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) de Candeias do Jamari verificarem um desmatamento emitido pelo sistema DETER-INPE, que indica locais que foram desmatados com a análise de imagens de satélite.

No local, os policiais ambientais localizaram dentro da mata dois barracos cobertos com lona e ouviram barulhos de motosserra, resolveram então tentar encontrar o local onde estavam cortando as árvores. No percurso, encontraram três pessoas e deram ordem de parada a elas, porém essas pessoas empreenderam fuga e as equipes conseguiram deter apenas uma delas junto com duas motosserras.

Voltaram então para o acampamento junto com a pessoa detida e revistaram os barracos, encontrando uma espingarda calibre 22 com 14 munições calibre 22 e cinco cartuchos de calibre 36, todos intactos, além de cinco cartuchos deflagrados.

Foi perguntado à pessoa detida se eles tinham autorização do órgão competente para realizar cortes e desmate, e ele informou que não tinham nenhum documento ou autorização.

Ao ser confeccionado a carta imagem, foi possível mensurar o tamanho da área de floresta destruída, que era de 86.1306 hectares, uma área de aproximadamente 860.000 m² (oitocentos e sessenta mil metros quadrados).

Fonte/fotos: Batalhão de Polícia Ambiental – BPA

Texto: P5/BPA – SGT Daiane

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *