A Polícia Militar de Rondônia (PMRO), por meio do Batalhão de Polícia Ambiental, realizou a apreensão de 26Kg de pescado em operação conjunta com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) no dia 26 de maio de 2021.
A operação intitulada “Iara”, tinha como objetivo o combate à pesca predatória e realizava fiscalização fluvial no Rio Machado nas proximidades da Cachoeira dos Patos. As equipes da PMRO e da SEDAM avistaram uma canoa e ao aproximarem-se, viram uma pessoa armando no rio uma rede de pesca do tipo malhadeira.
No local foram encontradas mais três redes de pesca armadas e cinco espinhéis, sendo que o pescador informou que não tinha carteirinha de pesca para exercer aquela atividade. A equipe recolheu todos esses petrechos de pesca e foi com o infrator até o local onde ele estava acampado e encontrou mais três redes de pesca além de duas caixas de isopor com mais de 26 quilos de pescados diversos.
Como o infrator informou que uma das caixas de isopor com peixe não era dele, e sim de um colega que estava pescando no rio, parte da equipe retornou para o rio com o intuito de localizar o segundo infrator.
O segundo infrator foi localizado de posse de uma tarrafa, cordas para armar espinhel e estava armando outras redes de pesca, além de ter informado à equipe que já tinha sido pescador profissional, porém já estava aposentado.
Os dois infratores e todo os petrechos de pesca foram apresentados na delegacia de Presidente Médici e todo o pescado foi doado para a Polícia Mirim de Presidente Médici.
Fonte/fotos: Batalhão de Polícia Ambiental – BPA
Texto: P5/BPA – SGT Daiane