Para dar mais celeridade à vacinação do público do grupo prioritário, a Polícia Militar de Rondônia (PMRO) orienta os policiais militares da ativa com comorbidades (verificar lista), gestantes e pós-gestantes a necessidade de se cadastrar no aplicativo SASI, para vacinação contra Covid-19 no município de Porto Velho-RO.
Na Capital, a vacinação para pessoas com comorbidades atinge o público de mais de 50 anos a partir do dia 18 de maio. Os policiais militares da Reserva Remunerada e familiares de policiais acima de 18 anos também devem baixar o aplicativo SASI, pelo aplicativo Playstore ou no IOS. Ao baixar o aplicativo é necessário inserir o código PVH21.
A diretora de saúde, capitã PM Maydionaha explicou a importância do cadastro. “Policiais militares que estão na ativa e trabalham na atividade fim e atividades internas com contato com público serão contemplados com doses específicas para a Segurança Pública, contudo os que apresentam comorbidades (específicas descritas no App) poderão ser contemplados de forma mais rápida pelas doses do PNI (Plano Nacional de Imunização), por meio do aplicativo”, disse a capitã.
A Diretoria de Saúde repassou mais algumas orientações, veja abaixo:
• O sistema consiste no cadastro e agendamento dos pacientes de Porto Velho que estejam dentro dos critérios atuais do Ministério da Saúde, sendo que qualquer pessoa acima de 18 anos pode cadastrar, mas o agendamento depende da liberação do Ministério da Saúde.
• O cidadão que não conseguir o agendamento ficará em fila de espera até que seja liberada a vacinação para seu grupo que será selecionado automaticamente de acordo com as normativas do Ministério da Saúde.
• Se for necessário cadastrar mais de um paciente, informe no cadastro a opção “Para OUTRO” informando os dados de outra pessoa. Não há limites de cadastros para outras pessoas, podendo ser utilizado o mesmo celular em que foi baixado o aplicativo.
• As vacinas serão aplicadas somente em quem tiver o cadastro devidamente preenchido, mesmo em caso de possíveis encaixes de doses remanescentes.
• Estas informações são válidas somente para o município de Porto Velho, pois cada município tem uma forma de cadastrar e selecionar as pessoas conforme os critérios nacionais. Os militares do interior devem procurar as Formações Sanitárias de referência para as dúvidas locais.
Texto: Soldado PM Renata
Arte gráfica: Prefeitura do Município de Porto Velho
Fonte: Diretoria de Saúde da PMRO