A Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), por meio da equipe da Força Tática do 1º Batalhão de Polícia Militar (1ºBPM), foi acionada pelo Centro de Operações (CIOP), no dia 05 de maio do corrente ano, para atendimento de Ocorrência de ameaça.
A guarnição policial em posse das informações repassadas pelo CIOP, de que o veículo dos agentes estaria realizando deslocamento pela BR-319, sentido Humaitá – Porto Velho, deslocou-se até a entrada da ponte sobre o Rio Madeira, quando avistou o veículo descrito e passou a acompanhá-lo. De pronto, os militares ativaram os sinais sonoros e luminosos da viatura, com a finalidade de realização de abordagem policial nos ocupantes do veículo. E com o apoio de outras viaturas policiais, os 04 ocupantes do veículo foram abordados, sendo encontradas 02 armas de fogo com dois dos ocupantes, 01 revólver Calibre 38 e uma pistola Calibre .40.
De acordo com relatos das testemunhas e vítimas da ocorrência policial, os agentes do fato, 04 indivíduos, sendo 02 desses armados, compareceram em um veículo de marca Ford à propriedade das vítimas (um sítio, situado à margem da BR-364), passaram-se por policiais e requisitaram em tom ameaçador a identificação dos moradores do local, mostrando que estavam portando armas de fogo na cintura. Uma das vítimas do sexo feminino, assustada com a situação, adentrou na propriedade para fins de proteger o filho menor, e nesse momento, ligou para conhecidos relatando os fatos. A partir da informação relatada pela mulher, os conhecidos das vítimas, que se tornaram as testemunhas do fato, realizaram imediatamente deslocamento à propriedade. Durante o percurso, visualizaram o veículo relatado pelas vítimas, momento esse que passaram a persegui-lo.
Os policiais foram informados também, no decorrer da ocorrência, pelas testemunhas e vítimas, que um familiar das vítimas havia desaparecido há 03 meses, existindo boletim policial registrado sobre esse acontecimento e que suspeitavam de que os indivíduos envolvidos na ocorrência tinham algum tipo de participação no desaparecimento.
Diante dos fatos, fora dada voz de prisão aos envolvidos, lidos seus direitos constitucionais e apresentados na Central de Flagrantes para as demais providências necessárias. O fato fora registrado na Central como ameaça.
Fonte: P5 do 1ºBPM