A Instrução de Nivelamento de conhecimento em Geoprocessamento de dados com o uso de imagens de satélites no programa Quantum Gis (Qgis) iniciou na segunda feira (29/03) na Coordenadoria de Geociências – COGEO/SEDAM em Porto Velho.
Objetivo da instrução é nivelar a tropa para otimizar as atividades de combate ao desmatamento ilegal em todo o Estado de Rondônia, haja vista os policiais militares estarem em constantes operações juntamente com outros órgãos como a SEDAM, IBAMA, ICMBio, FUNAI e Exército Brasileiro.
A turma é composta por 13 (treze) policiais ambientais de diversas unidades do Estado, sendo instruídos pelo 3° SGT PM ALAN – Bacharel em Gestão Ambiental e Pós-graduando em Georreferenciamento de Imóveis Urbanos e Rurais.
O policial militar está sempre em busca de conhecimento e aperfeiçoamento para sanar qualquer problema infracional que assole o cidadão e, em especial, o meio ambiente, estando preparado a qualquer momento do dia ou da noite.” Nos dê a missão e ela será cumprida”, disse o SGT Alan.
O comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, major PM Glauber Souto, está sempre em busca de instruções para o aperfeiçoamento da tropa, sejam elas com recursos de informática, como é o caso do geoprocessamento, assim como instruções de fiscalização ambiental, pilotagem de drones, arraes (piloto de barco), dentre outros, com o objetivo de preparar os policiais para o combate aos ilícitos ambientais.
Fonte/fotos: Batalhão de Polícia Ambiental – BPA
Texto: P5/BPA – SGT Daiane