Neste final de semana, entre os diversos atendimentos feitos pela Polícia Militar de Rondônia (PMRO) na área de atuação do 7º Batalhão (7º BPM), muitos foram para atender denúncias de descumprimentos das medidas sanitárias para o enfrentamento do Covid-19, estabelecidas pelo Decreto Estadual. Os atendimentos resultaram na confecção de dezenas de Termos Circunstanciado de Ocorrência – TCO’s, uma prisão por tráfico de drogas e 11 por direção perigosa.
PMRO no Vale do Jamarí
A área de atuação do 7º BPM na região Vale do Jamari é em: Ariquemes, Alto Paraíso, Monte Negro, Rio Crespo, Cujubim, Cacaulândia e Bom Futuro/Distrito de Ariquemes. Entre sexta-feira, 05, e domingo, 07, o 7º BPM atendeu diversas denúncias de situações suspeitas ou crimes, entre elas mais de 50 foram de descumprimento das medidas sanitárias para o enfrentamento do Covid-19, estabelecidas pelo Decreto Estadual.
Na Sexta-feira
A PMRO em Ariquemes, durante o dia autuou algumas pessoas por descumprirem o Decreto Estadual, e à noite encerrou uma reunião onde 8 pessoas estavam ingerindo bebidas alcoólicas numa residência no bairro Setor 09. Os proprietários desta casa questionaram o trabalho dos policiais militares e disseram que o TCO não daria em nada.
No Sábado
Em Cujubim pela parte da manhã, a PMRO em apoio a Vigilância Sanitária do município autuou um estabelecimento por aglomeração. E a tarde fechou e autuou mais 3 bares.
Já no Distrito Bom Futuro, em patrulhamento pela área rural, policiais militares flagraram um estabelecimento com uma grande aglomeração, vendendo bebida e permitindo o consumo de bebida alcoólica. O local foi fechado e o proprietário autuado.
Em patrulhamento pela zona rural de Monte Negro, os policiais flagraram pessoas consumindo bebidas alcoólicas e jogando sinuca num bar. O local foi fechado e o proprietário do local autuado. Pela noite, pessoas foram autuadas por infringirem o toque de recolher estipulado no Decreto Estadual.
Durante patrulhamento noturno no Município de Alto Paraíso, a guarnição suspeitou de uma residência onde parecia estar acontecendo uma festa. Na abordagem constatou-se a aglomeração, onde jovens estavam consumindo narguilé. O Conselho Tutelar foi acionado, pois a maioria dos envolvidos era adolescente.
Na Linha C70, zona rural do Município de Ariquemes, policiais militares, após denúncias, flagraram uma aglomeração de 13 pessoas num bar consumindo bebidas alcoólicas e jogando bilhar. Lavrou-se um TCO em desfavor dos proprietários.
A Polícia Militar recebeu denúncias que na RO-257, estrada via de acesso ao IFRO, zona rural de Ariquemes, havia aglomeração de pessoas praticando rachas e manobras perigosas na via, dificultando o tráfego de veículos. No local o fato foi confirmado e pessoas flagradas usando maconha. Os 11 condutores de motocicletas foram detidos pelo crime de direção perigosa, e juntamente com mais 6 pessoas autuados pela aglomeração.
A PMRO recebeu denúncias anônimas que numa residência no bairro, Mutirão em Ariquemes, estava acontecendo uma festa e que no local estariam vendendo drogas. Na residência havia uma lona tampando a visão do local, mas foi possível perceber que ali estavam várias pessoas. Quando os policiais foram notados várias pessoas começaram a fugir pulando os muros das residências vizinhas. 3 pessoas foram detidas, entre elas o proprietário da casa e dois adolescentes. No local foi possível constatar que ali acontecia uma festa, onde foram encontradas 12 litros de vodka, latas de cervejas, dois aparelhos de narguilé e cinco porções de cocaína.
O homem, de 25 anos, proprietário da residência, entregou outro documento tentando se passar por outra pessoa, com ele a Polícia encontrou quase R$ 500,00 em espécie. De acordo com o infrator, a festa foi combinada há alguns dias por um aplicativo de conversa e que no local estariam mais de 30 pessoas, entre elas, vários adolescentes, e que ainda havia comprando cinco gramas de cocaína pura e misturou com bórico para aumentar, rendendo assim 15 porções, droga que ele vendeu parte na festa.
No domingo
Pela manhã na cidade de Ariquemes, policiais ao atenderem uma denúncia de aglomeração numa chácara e flagraram 14 pessoas aglomeradas ingerindo bebidas alcoólicas, foram confeccionados TCO’s para todos os envolvidos.
O comando do 7º BPM reforça que o apoio da comunidade é muito importante e pede que continue denunciando, pelo telefone 190. Esclarece, ainda, que conforme os decretos vigentes, à Polícia Militar compete dispersar aglomerações e, seguindo a legislação vigente, confeccionar TCOs àqueles descumpridores. Algumas denúncias de descumprimento do Decreto não foi possível atender, pois todas as guarnições estavam empenhadas em atendimentos de outras ocorrências.
Texto: P-5 do 7º BPM / Soldado PM Dos Anjos
Fonte e fotos: Boletins de Ocorrência