Cone Sul: PM apreende cerca de 8 mil litros de substância utilizada para refinar entorpecentes em Pimenteiras do Oeste

Na região fronteiriça do munícipio de Pimenteiras do Oeste, policiais militares do 3º Batalhão de Polícia Militar (3ºBPM) efetuaram, na madrugada do dia 24 de fevereiro, uma apreensão de aproximadamente de 8 mil litros de substância éter – comumente usada para o refino do cloridato de cocaína.

Ao realizarem patrulhamento pluvial ao longo do Rio Guaporé com a finalidade de combater crimes transfronteiriços, os policiais militares identificaram a aproximação de uma embarcação de grande porte que se encontrava com todas as luzes de navegação desligadas e sem nenhum outro meio de iluminação presente.

Ao se aproximarem perceberam que se tratavam de dois barcos, sendo um deles do tipo barcaça com um motor de alta potência e o outro do tipo lancha (voadeira) que estavam amarrados lateralmente com a finalidade de impulsionar a aceleração da barcaça para auxiliar o deslocamento.

Foi dada a voz de parada aos condutores dos barcos, sobretudo ignorada. Os suspeitos continuaram a acelerar em rota de colisão com a embarcação policial, na qual se fez necessária uma manobra evasiva por parte dos militares para evitar o choque. Neste momento, um dos ocupantes da barcaça cortou as cordas que uniam as duas embarcações e saltou para a lancha, onde empreenderam fuga em alta velocidade.

Em averiguação no interior do barco foi constatado que haviam 40 barris de fabricação brasileira de 200 litros cada, abastecidos com líquido aparentando ser acetato de etila (ÉTER), substância conhecidamente utilizada para o refino do Cloridrato de Cocaína.

Diante dos fatos, a embarcação (barcaça), o motor que estava acoplado nela; bem como os produtos químicos narrados, foram conduzidos até o porto do município de Pimenteiras do Oeste, que com o apoio das demais equipes policiais, da prefeitura municipal e do DER (Departamento de Estradas e Rodagens) foram apresentados na Delegacia da Polícia Federal, em Vilhena.

Texto: PVSA Jhaine Maiara de Souza Costa e SD PM Belli / P5 do 3º BPM

Fonte e foto: Boletim de Ocorrência/ SISEG