O dia 10 de fevereiro é comemorado no Estado de Rondônia, o dia da Policial Militar Feminina. A data foi instituída através do Projeto de Lei nº. 104/19, em alusão ao dia de inclusão da primeira feminina na Polícia Militar de Rondônia (PMRO).
A primeira menção à Policial Militar Feminina é registrada no estado de Rondônia através do Boletim Interno nº 051, no dia 17 de março de 1983. Neste constam os nomes de Angelina dos Santos Correia e Maria Lucia Cardoso de Lima que foram matriculadas no curso de formação de oficiais, ministrado na academia de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
A então aluna oficial Angelina atingiu em sua carreira o posto de coronel PM e comandou a PMRO, sendo a primeira Oficial feminina a ser Comandante-Geral de uma instituição Policial Militar no País.
Diante da situação apresentada, ocorreu a ideia da institucionalização de uma data comemorativa para a Policial Militar Feminina, com o intuito de não se perder um fato significativo na história da PM de Rondônia e na sua bela trajetória dentro da Corporação.
Com um número cada vez maior de policias femininas que trabalham nas mais diversas áreas, dentre elas, no policiamento ostensivo, força tática, operações especiais, policiamento de fronteira, trânsito, ambiental, Maria da Penha, policiamento escolar e saúde.
As conquistas e o legado deixado pelas primeiras policiais femininas foram enaltecidos pelo comandante-geral da PMRO, coronel PM Alexandre Luís De Freitas Almeida, que parabenizou todas as policiais femininas pela data.
“As policiais femininas mostram através da história superação de diversas barreiras, elas enfrentam todos os desafios que lhes são impostos com maestria. Ao longo dos anos, as policiais militares femininas vem conquistando o seu espaço, quebrando as velhas barreiras culturais no que diz respeito à natureza do seu ofício e fazem valer suas escolhas profissionais”, finalizou o coronel PM Almeida.
Fonte: DCOMS
Fotos: P5 dos Batalhões