Polícia Militar de Rondônia

Aves são retiradas de cativeiro e devolvidas a natureza após denúncia

24 aves - tarilândia 2

Para atender uma ocorrência de crime ambiental, em que uma pessoa estaria mantendo em cativeiro vários espécimes de animais silvestres (aves), a Polícia Militar de Rondônia (PMRO) foi acionada pela Polícia Civil, para prestar apoiono distrito de Tarilândia, na Comarca de Jaru. A ação ocorreu no dia 27 de janeiro de 2021. 

24 aves - tarilândia 2

No local a delegada de Polícia Civil, Karitiana Cuellar da Silva e sua equipe, confirmaram o teor da denúncia, acionando assim a Polícia Ambiental do município de Ji-Paraná, para que fossem tomadas as medidas cabíveis sobre o crime ambiental ali encontrado.

Diversas espécies  foram encontradas, totalizando 24 aves. Dentre estas possuiam:  07 curiós, 02 periquitos de cara suja, 02 canários da terra, 01 coleirinha, 01 guache, 03 periquitos tuim, 01 papagaio, 01 pássaro identificado pelo infrator como sangue de boi, 01 urubu cara vermelha, 01 arara juba, 01 maritaca cara roxa, 02 gaviões kiri kiri e 01 gavião Carcará. O infrator mantinha todas essas aves cativas sem licença ou autorização da autoridade ambiental competente.

Os pássaros curiós, canário da terra, coleirinha, guaxe, sangue de boi, foram soltos em seu habitat natural, e o restante dos pássaros foram entregues aos cuidados da veterinária da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) de Ji-Paraná, pois não tinham condições de serem devolvidos imediatamente à natureza, sendo que algumas delas se encontravam com as penas das asas cortadas.

A veterinária da Sedam também constatou que algumas das espécies apreendidas encontram-se em extinção, por esse motivo a reabilitação é importante, para que assim os pássaros possam ser devolvidos à natureza em condições de continuarem perpetuando a espécie.

As gaiolas utilizadas para manter as aves presas, foram apreendidas e posteriormente inutilizadas.

24 aves - tarilândia

Fotos: Batalhão de Polícia Ambiental 

Fonte: Batalhão de Polícia Ambiental

Texto: P5/ Batalhão de Poícia Ambiental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *