Polícia Militar de Rondônia

Malhadeiras e pescados são apreendidos em fiscalização ambiental no lago do Riacho Azul

Lago azul 1

Lago azul 1A Polícia Militar de Rondônia (PMRO) em fiscalização no assentamento do Lago do Riacho Azul, no dia 23 de janeiro, apreendeu diversos petrechos de pesca proibidos, além de peixes, animal silvestre abatido, embarcação, dentre outros, no município de Porto Velho. 

A apreensão ocorreu por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) em operação conjunta com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam). Os policiais avistaram uma embarcação atracando na beira do rio e, devido o período de defeso, foram averiguar se o piloto não teria petrechos de uso proibido ou pescados.

Na embarcação foram encontrados 40 quilos de peixes de espécie diversas, um animal silvestre conhecido como pato Biguar, um espinhel e 19 (dezenove) malhadeiras. Todo o material foi apreendido juntamente com a embarcação e um motor (rabeta) de marca Toyama 210 com varão e hélice. Ao entorno do local fiscalizado, também foram encontrados 13 (treze) malhas, que também foram apreendidas.

A embarcação permaneceu no local, ficando sob responsabilidade do infrator, que foi conduzido até a Central de Flagrantes de Porto Velho-RO, para lavratura do flagrante. O animal silvestre foi inumado, os 40kg de pescado foram doados para a Instituição Aconchego da Vovô e o restante do material apreendido foi depositado na Sedam.

Lago azul 4

Vale ressaltar que nos encontramos no período de defeso, instituído pela Portaria 146 de 29/05/2020, que vai até 30/04/2021 que impõe diversas restrições para a pesca de acordo com a espécie, quantidade de pescado e locais de pescaria. Então para que o cidadão não incorra nesse crime ambiental, é valido fazer a leitura da portaria e tomar conhecimento de quais são as restrições especificadas na Portaria.

Lago azul 2Lago azul 3     

Fonte: P5/BPA
Fotos: BPA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *