Em meados de 2020, policiais militares tiveram a iniciativa de criarem um Grupo de Estudo (Gemufro) para serem admitidos em cursos de Mestrado promovidos pela Universidade Federal de Rondônia (Unir). A major Michelly Mendes e o capitão Tarciso Pereira são os coordenadores do grupo.
O objetivo do Gemufro é incentivar policiais militares a participarem de processos seletivos de Mestrado na Unir. “Começamos a realizar nosso mestrado e vimos a necessidade de divulgar o conhecimento para as pessoas interessadas em fazer um curso de mestrado, no intuito de se divulgar os caminhos que deverão seguir. O Gemufro passa esse caminho metodológico” disse a major Michelly Mendes.
O projeto iniciou durante a pandemia em 2020, sendo utilizado recursos, ferramentas e plataformas para viabilizar o repasse de conhecimento à distância, como o Google Meet, Zoom, Instagram e Facebook. A primeira live do Grupo de Estudo foi realizada em 27 de abril de 2020. O grupo de whatsapp já conta com mais de 60 membros voluntários.
“Coordenamos um total de 9 Lives no ano de 2020. Realizamos publicações no grupo de whatsapp e instagram. Compartilhamos editais, slides e vídeos em um drive recheado de materiais, além de orientações personalizadas sobre o projeto de pesquisa para as seleções” explica o capitão Tarciso Pereira.
As lives tem a participação de convidados renomados no ensino superior, sendo mestres e doutores da Unir. O processo de admissão nos cursos de Mestrado é formado por algumas fases que incluem entrevista, defesa de projeto e análise de currículo do candidato.
Os resultados
Em meados de novembro de 2020, iniciou o processo seletivo da Unir para alguns cursos de Mestrado, onde o Gemufro já mostrou resultados satisfatórios com aprovações de alguns membros para frequentarem os cursos. São eles: tenente Lopes, aprovado para o Mestrado de Administração; sargento Abgail, aprovada para o Mestrado em Filosofia; major Bárbara e sargento J. Gomes, aprovados para o Mestrado em Educação.
Para participar do Gemufro, basta o policial militar se inscrever no link abaixo:
Fator motivacional
Recentemente a Corporação passou a contar com mais uma Mestra em suas fileiras. A major Michelly Mendes, obteve o título de Mestra em Educação pela Unir no final do ano de 2020. Sua dissertação foi trabalhada em cima do título: “Currículo e Interseccionalidade: Construção do Espaço de Poder da Mulher Preta Oficial Combatente da PMRO”. A pesquisa dedicou-se ao público-alvo de oficiais femininas combatentes da Corporação. A Mestra agradeceu a Polícia Militar de Rondônia, a Universidade Federal de Rondônia, ao seu companheiro capitão Tarciso Pereira e a todos que apoiaram de forma positiva para a construção do conhecimento.
Texto: Major Miranda
Fotos: Gemufro
Fonte: Diretoria de Comunicação Social