A capacitação para o registro de ocorrências foi concluída no Estado de Roraima no dia 19 de janeiro. A capacitação formou mais de 50 policiais militares para atuarem como multiplicadores e operadores do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) no Estado de Roraima.
Os policiais militares foram treinados por membros do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) e por uma equipe da Polícia Militar de Rondônia (PMRO). No período de 12 a 18 de janeiro, o tenente PM Adlon e o tenente PM L.Gomes foram instrutores no formato presencial do curso de multiplicador e operador de TCO da Polícia Militar de Roraima (PMRR).
As instruções e parceria iniciaram em novembro de 2020, através de videoconferências aos policiais militares de Roraima. A capacitação também foi ministrada por promotores de justiça que repassaram informações pertinentes quanto a lavratura do TCO.
Neste período, os oficiais da PMRO também apresentaram o kit mobile para o Ministério Público, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas do Estado de Roraima. O kit mobile é composto por uma bodycam, tablete, e uma impressora térmica que fica disponível nas viaturas e permite a consulta aos bancos de dados da Polícia Militar, da Polícia Civil e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em tempo real, além da impressão imediata do boletim de ocorrência.
O tenente PM L. Gomes, oficial da PMRO, explicou que o treinamento foi composto por instruções teórico-práticas e uma operação para desfecho do treinamento. “A operação iniciou no dia 15 de janeiro e finalizou na madrugada do dia 16, quando foram lavrados os primeiros Termos Circunstanciados em papel. Durante a operação os militares foram orientados sobre a gestão e encaminhamentos dos TCOS produzidos junto ao Jecrim”, finalizou.
Ao fim do Curso de Multiplicadores e Operadores do Termo Circunstanciado de Ocorrência foram outorgadas a medalha Mérito Forte São Joaquim por contribuição ao comandante-geral da PMRO, coronel PM Alexandre Luís de Freitas Almeida, ao major PM Tossati e aos instrutores oficiais da PMRO 1° Ten. Adlon Cláudio da Silva Sousa e 1° Ten Christiano Limeira Gomes; a Medalha Amigo da Polícia Militar ao procurador de justiça do Ministério Público Estadual, Dr. Fábio Stika e ao promotor do Ministério Público Estadual, Dr. Márcio Rosa.
O TCO é uma forma oferecer o serviço à população de maneira mais ágil e eficaz. A Polícia Militar de Rondônia já vem realizando o Termo Circunstanciado de Ocorrência desde o ano de 2016.