Em cumprimento à solicitação do Ministério Público de Rondônia (MPU) foi desencadeada pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Conselho Tutelar a “Operação de Fiscalização à Proliferação do COVID-19” na noite da última sexta-feira (08), no Cone Sul do Estado de Rondônia.
O objetivo da missão foi aumentar a sensação de segurança na região do Cone Sul em razão das novas medidas de segurança adotadas no combate da Pandemia do Covid-19, por meio do policiamento ostensivo preventivo e repressivo, com atuação nas zonas urbanas de Vilhena, Cerejeiras, Corumbiara e Pimenteiras do Oeste visando fiscalizar a aplicabilidade dos decretos vigentes.
As equipes de policiais militares fiscalizaram bares, conveniências e comércios em que haviam denúncias de aglomeração de pessoas, perturbação da tranquilidade, bem como demais tipificações criminais; acompanhados da equipe da Vigilância Sanitária que interditou os locais em desacordo com o decreto atual e Corpo de Bombeiros que realizou notificações nos locais nos quais as medidas preventivas mínimas estavam ausentes.
Em Vilhena, ao todo foram registradas cinco ocorrências policiais, sendo confeccionados quatro Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) por infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Já em Cerejeiras, Corumbiara e Pimenteiras do Oeste trabalharam em conjunto Polícia Militar, Polícia Civil e Prefeitura Municipal a fim de orientar a população quanto ao cumprimento dos decretos locais, sem registros de ocorrências policiais.
Texto: P5 do 3º BPM/ SD PM Belli
Fonte e fotos: Relatório Operacional da Operação de Fiscalização de Combate à Proliferação do COVID-19 no Cone Sul