Com um efetivo empregado de mais 100 policiais militares em Porto Velho, a Polícia Militar de Rondônia (PMRO) realizou o policiamento nas escolas durante a realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que aconteceu neste domingo 17. A segunda etapa está marcada para o dia 24 de janeiro.
O policiamento nos dias das provas seguirá um plano de segurança definido pela PMRO que contará com o efetivo empregado diretamente para realização do certame, em policiamento ostensivo a pé, uma equipe para de policiamento ostensivo de comando especializado e policial em policiamento motorizado.
O coordenador do policiamento da Capital na área central, tenente PM Oliveira, ressaltou também que todas as medidas de contenção e distanciamento social devido ao Covid-19 estão sendo observadas. “A Polícia Militar está presente nos locais de prova para garantir a segurança dos inscritos e que tudo ocorra de maneira tranquila. Na área central temos uma quantidade maior de escolas, o que exige uma atenção maior por parte do efetivo”, finalizou o tenente.
Policiais militares também foram designados para realizar a escolta e guarda das provas e cartão- resposta, na Capital e nas cidades do interior, em que serão realizadas as provas. O objetivo das ações de policiamento são para preservar a ordem pública, evitar transtornos e auxiliar no cumprimento do decreto para evitar aglomeração.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Rondônia estão inscritas 68.659 pessoas. Duas cidades do estado, Rolim de Moura e Espigão D’Oeste, não permitiram a realização das provas por questões sanitárias, devido a pandemia do novo coronavírus.
Fonte: DCOMS
Texto: SD PM Renata
Fotos: SD PM Edixon e SD PM Nogueira