O Seminário, composto de 30 horas/aula, teve como palestrante principal o cinotécnico Bernardo, que é Sargento da Polícia Militar do Distrito Federal e trabalha há vários anos no canil dessa instituição.
Houve a participação de Policiais Militares e Penais dos estados de Rondônia e Acre, Bombeiro Militar de Rondônia e também da Polícia Rodoviária Federal.
Sete Policiais Militares participaram do Seminário representando o 4° Batalhão, sendo eles, o Tenente PM Jeanes, o Sargento PM Eldimar, os cabos PM, Francieli, Braga e Adriana, além dos Soldados PM, F. Marques e Ricardo.
Nos três dias de intenso aprendizado, os discentes viram conteúdos como: Seleção de filhotes e manejo; seleção de cães de trabalho; conduta de faro e como fazer apresentação das caixas de odores aos cães.
O Comandante do Canil Central, em Cacoal, Tenente PM Jeanes Batista De Souza ressaltou que, levando em consideração que a maior demanda do Canil são as buscas que visam a detecção de entorpecentes, o presente seminário contribuiu para aumentar a capacidade operativa do batalhão, destacando a importância de participar de eventos como este, e estar constantemente inovando em novas técnicas no manejo com os cães, para o aprimoramento do serviço Policial.