Para realizar a definição dos novos diretores escolares que irão estar à frente das 07 escolas que foram militarizadas este ano, que aderiram ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, foi realizada na manhã de quinta-feira, 05, uma reunião com uma Comissão do Eixo Educação da Casa Civil e Polícia Militar de Rondônia – PMRO.
Como uma das ações que fazem parte do planejamento estratégico estadual: O Plano Estratégico de Rondônia – Um Novo Norte. Novos Caminhos, em que a gestão das escolas que aderiram ao Programa Nacional deixam de ser da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e os militares tornam-se responsáveis pela administração e disciplina, além de cuidarem da área psicossocial.
As nuances sobre o novo cenário frente a pandemia e a possibilidade do retorno das aulas, além de estabelecer um denominador comum na contratação dos novos diretores, oficiais policiais militares, foram debatidas entre o comandante geral da PMRO, coronel PM Alexandre Luís de Freitas Almeida e a comissão.
“O debate faz-se necessário para dar segurança ao retorno às aulas e andamento do ano escolar, pois com a definição dos novos diretores estes poderão dar vida administrativa e financeira à instituição”, finalizou o coronel PM Almeida.
Participaram da reunião, as assessoras do Eixo Educação da Casa Civil, Ceiça Pinheiro e Elizama Velasco; assessora jurídica Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Wanderluce Veiga; e o coordenador de Educação da PMRO, coronel PM José Everaldo Cavalcante Pontes.
Fonte: DCOMS
Texto: Renata Pimentel – SD PM Renata
ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares