A Polícia Militar de Rondônia – PMRO aderiu a Campanha de Alerta de Documentos que objetiva evitar a fraude de documentos e orientar pessoas sobre as providências a serem tomadas em caso de perda. A campanha é uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e foi lançada na sede do 4° Batalhão de Polícia Militar – 4ºBPM, em Cacoal, na manhã de quinta-feira (22).
A Campanha que tem como objetivo evitar a fraude de documentos consiste em orientar que as pessoas, ao perderem quaisquer documentos como cheques, RG, CPF, Cartão de Crédito, dentre outro, façam o registro na CDL para que a instituição crie um alerta no sistema SPC. Dessa forma, caso alguém tente realizar alguma compra com seus documentos, avisará que o documento está em alerta, diminuindo a possibilidade de fraude.
A parceria é de grande relevância uma vez que a PMRO, na atividade rotineira de policiamento recebe informações de pessoas que perderam seus documentos e poderão orientá-las quanto à Campanha.
A Polícia Militar orienta que o primeiro passo a ser realizado ao ter seus documentos perdidos, é procurar uma Delegacia da Polícia Civil e registrar um Boletim de Ocorrência (B.O) e, de posse deste documento, procurar o balcão de atendimento da CDL para também fazer o alerta de perca de documentos para evitar que outras se passem pelo usuário do serviço junto aos Usuários do SPC Brasil. Assim, quando o lojista consultar o SPC, será constatado que existe alerta para aquele nome e evitará que pessoas sejam lesadas.
Fonte: P5 do 4ºBPM