Antes uma Companhia de Polícia de Trânsito – Cia Tran, e hoje Batalhão de Polícia de Trânsito – Bptran e toda essa história já completou 23 anos de atuação efetiva para garantir segurança no trânsito do Estado. Toda essa trajetória e trabalho foram lembrados na tarde de segunda-feira (26) durante a realização da Formatura de Aniversário do Bptran, com homenagens às personalidades civis e militares, entrega do Diploma Amigo do Bptran, homenagens aos destaques do Batalhão, bem como realizar a entrega da medalha Mérito de Trânsito da Polícia Militar.
Participaram da Formatura, o subcomandante da Polícia Militar de Rondônia – PMRO coronel PM Plínio Sérgio Cavalcanti; o coordenador regional de policiamento especializado de trânsito, coronel PM Pimenta; o comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito – Bptran, major Pm Diego Batista Carvalho.
Considerada uma Unidade Estratégica, assim o subcomandante coronel PM Plínio relatou sobre a importância do Bptran para a Corporação. “Por ser uma unidade ímpar e de extrema importância para o planejamento estratégico de policiamento da nossa briosa Polícia Militar não temos como pensar numa grande Operação sem a participação decisiva deste Batalhão e sua capacidade técnica”, falou o coronel.
A valorização e reconhecimento profissional foram os destaques desta Formatura de Aniversário. O comandante do Bptran, major PM Carvalho, fez uma reflexão sobre o propósito da Unidade e da atividade, assim como reconhecimento aos policiais que marcaram e fazem história no Batalhão. “Vocês são nossas referências na corporação e sinônimo de tecnicidade, disciplina companheirismo, e comprimento do dever”, finalizou o major.
História do Bptran
Criada no período em que Porto Velho figurava como uma das Capitais com maior índice de acidentes e mortes no trânsito, no ano de 1997, a Companhia de Polícia de Trânsito – Cia Tran tinha por responsabilidade atender situações relacionadas ao trânsito, registrar ocorrências, e realizar o policiamento ostensivo geral.
O crescimento populacional, aumento da frota local e a alta demanda operacional de trânsito tornou necessária a expansão dos serviços oferecidos pela então Cia Tran, além da necessidade de maior autonomia a Unidade Operacional. Com tais demandas, foi criado através do Decreto n° 22.952 de 28 de junho/2018 o Batalhão De Polícia De Trânsito (Bptran). O Batalhão conta hoje com um efetivo de 139 policiais militares.
Texto – Renata Pimentel – Soldado PM Renata
Fotos: SD PM Edixon e SD PM Alfredo