Em Brasília, na manhã de hoje 12, o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia, coronel Alexandre Luís de Freitas Almeida, juntamente com o Secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia (Sesdec), coronel Hélio Cysneiros Pachá, realizaram uma visita à Fundação Nacional do Índio (Funai), em continuidade a agenda na Capital Federal, que visa a aproximação da Polícia Militar e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Alcir Amaral Teixeira Presidente substituto da Fundação e o Diretor de Proteção Territorial, César Augusto Martinez, ambos oriundos do Departamento da Polícia Federal e assessores do Órgão Ambiental, recepcionaram os coronéis Almeida e Pachá, na sede da Funai.
A reunião, que foi agendada pelo Coordenador de Prevenção de Ilícitos (COPI), coronel da PMRO Frederico Correia de Oliveira, visando o estreitamento dos laços da Polícia Militar de Rondônia com a Funai. A Fundação é vinculada ao MJSP e tem a missão institucional de proteger e promover os direitos dos povos indígenas no Brasil. Cabe à ela promover estudos de identificação e delimitação, demarcação, regularização fundiária e registro das terras tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas, além de monitorar e fiscalizar as terras indígenas. E é nessas duas últimas ações, que a Polícia Militar de Rondônia tem apoiado a instituição de proteção ao índio.
Ao fazer uso da palavra, Comandante Geral discursou sobre o apoio que a PMRO tem dado a fundação, apoiando as ações de fiscalização, nas terras indígenas no Estado de Rondônia, falou, que todas as 86 localidades do Estado são atendidas pelo serviço policial militar, sendo a única Instituição presente nos 52 municípios rondonienses.
O Presidente, em exercício, foi informado sobre os principais procedimentos administrativos e operacionais que estão sendo implementados na PMRO, as ferramentas tecnológicas utilizadas pelos policiais militares, que estão em campo, bem como os desdobramentos das ações de combate aos crimes nas áreas de fronteiras e crimes ambientais, com ênfase destes nas mais de 13 comunidades indígenas que abrangem o Estado.
O titular da pasta, em resposta ao Comandante Geral, se comprometeu a buscar, junto ao Governo Federal, todo o apoio logístico e financeiro, no sentido de subsidiar as operações conjuntas entre a Funai e a Polícia Militar de Rondônia, dado a relevância do serviço que os policiais militares de Rondônia prestam nas Terras Indígenas, o senhor Alcir Amaral solicitou ainda o feedback das ações e se finalizou dizendo que a Funai está “de portas abertas” para o Comandante Geral da PMRO, quando estiver em Brasília.
Texto: Aluno sargento PM Picanço
Fotos: Gabinete do Comando Geral
Fonte: Diretoria de comunicação social