Fortalecer a atuação da Polícia Militar de Rondônia (PMRO), e a apresentação dos resultados das atividades realizadas durante a Operação Hórus no Estado de Rondônia, foram os destaques do encontro que aconteceu em Brasília, na manhã de quarta-feira, 12.
O encontro faz parte da agenda de visitas que o comandante geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Alexandre Luís de Freitas Almeida realizou à Secretaria de Operações Integradas – CGFRON para o coordenador geral de fronteiras Eduardo Maia Bettini.
Na visita além dos resultados e trabalho realizado pela PMRO na Operação, foi verificada a possibilidade da ampliação da atuação da Operação Hórus para que o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) possam atuar em conjunto e assim ampliar as atividades de combate ao crime de fronteira.
Desta forma, além do crime transfronteiriço, o coordenador geral de fronteiras, sinalizou de maneira positiva para que a PMRO possa estender a operação Hórus em combate aos crimes ambientais.
Para o comandante geral da PMRO, coronel PM Almeida, a visita foi significativa e conseguiu definir alguns pontos para que se possa ampliar e intensificar a atuação da PMRO nas fronteiras. “Alinhar as condutas e buscar alavancar os índices de produtividade por meio do policiamento nas áreas de fronteira, afeta a PMRO que são 1.342 km de fronteira e representa 7,95% de toda área de fronteira do Brasil, são de suma importância nesse diálogo com os gestores do Projeto Hórus”, destacou o coronel.
Avanços planejados
A capacitação dos policiais militares com cursos na área de análise criminal e outros temas relacionados à Operação, custos de diárias, assim como a implementação de equipamentos para a tropa, se for projetada a necessidade, foram apontados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria de Segurança Empregada – CGFRON – com a coordenação geral de fronteiras.
Texto: Soldado Renata
Fotos: Comando Geral da PMRO
Fonte: Diretoria de Comunicação Social