O fortalecimento das ações desencadeadas em conjunto com a Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), foi a tônica da reunião realizada na manhã de segunda-feira, 20, no Comando Geral da Polícia Militar de Rondônia, quando também foram destacadas as atividades da Operação Hórus, desenvolvida com o objetivo de coibir os crimes transnacionais e conta com participação efetiva de policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron).
A reunião contou com a participação do comandante geral da PMRO, coronel PM Alexandre Luís de Freitas Almeida; do chefe do Estado Maior, coronel PM Vanderley da Costa; do coordenador de Planejament Operacional (CPO), coronel PM Fábio Alexandre; do coordenador Arco Central e Coordenadoria Geral de Fronteira e Divisa do MJSP, Mário Robson Felipe Ribas; e do gerente de Operações, Cícero Fabrini Dias de Almeida. Na ocasião, foram apresentadas análises das ações que estão em desenvolvimento dentro do Estado e investimentos que passaram a ser pautas de prioridades.
O comandante geral da PMRO, coronel PM Almeida, enfatizou a importância de estreitar canal de informações com a Seopi e enfatizou apoio às ações voltadas para barrar a entrada de produtos contrabandeados e drogas em território brasileiro fortalecendo área de fronteira, citando como exemplo as últimas apreensões realizadas recentemente com a Operação Hórus em andamento.
O coordenador do CGFon/MJSP, Mário Robson, falou dos avanços das medidas adotadas para combater o crime nas fronteiras e apontou que em tão pouco tempo, as ações desencadeadas pela Seopi tem acumulado resultados positivos, citando como exemplo mais de 400 toneladas de drogas já apreendidas, com apoio dos estados.
A Operação Hórus faz parte de um contexto amplo, sendo um projeto do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras – o VIGIA – que está sendo implementada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O propósito da operação visa combater os crimes em áreas de dividas interestaduais.
O comandante da Polícia Militar de Rondônia colocou todo apoio à disposição da Secretaria de Operações Integradas visando promover a integração das atividades de inteligência de segurança pública. Também durante a reunião, o coordenador da CGFron falou da expectativa de novos equipamentos, com motores potentes para embarcação para que possam reforçar a fiscalização na fronteira.
JORNALISTA PAULO RICARDO LEAL
FOTOS: SOLDADO PM EDIXON