A Polícia Militar de Rondônia (PMRO), por meio do 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia, apresentou nesta terça-feira 21, os índices de criminalidade do primeiro semestre de 2020 e destaca a redução de até 50% nos crimes registrados na Zona Leste da capital, no comparativo ao mesmo período de 2019.
Conforme dados de análise criminal do Ministério Público do Estado de Rondônia (MP-RO), na plataforma Power BI, o 5º Batalhão registrou queda significativa em vários índices analisados, como por exemplo, nos casos de roubo, furto, homicídio, tráfico de entorpecentes, porte ilegal de arma, recuperação de objetos furtados e/ou roubados, entre outros.
Os dados apresentados configuram dez bairros da Zona Leste analisados, são eles: Ayrton Senna (50%), Cascalheira (47%), Ulisses Guimarães (47%), JK (40%), Teixeirão (39%), Três Marias (39%), Mariana (38%), Socialista (35%), Jardim Santana (30%) e São Francisco (25%).
Segundo o comandante do 5º BPM, Major PM Renato Suffi, essa redução é resultado da intensificação do policiamento implantado em 2020. “Além do policiamento ostensivo e preventivo que a Polícia Militar já executa, nós elaboramos estratégias de ações voltadas à realidade da Zona Leste, que permitem maior repressão aos crimes. E é claro que a eficiência e comprometimento dos policiais da unidade operacional fazem toda a diferença”.
Para o Comandante-Geral da PMRO, coronel Alexandre Luís de Freitas Almeida, a Corporação não mede esforços para combater a criminalidade e garantir tranquilidade da população que reside não só na Zona Leste da capital, mas em todo o Estado de Rondônia: “Temos trabalhado diuturnamente para reduzir os índices criminais em todo o Estado. Mesmo com a pandemia do Coronavírus, continuamos nas ruas cumprindo nossa missão de servir e proteger. Agradeço a cada policial militar que tem se empenhado nessa árdua missão. O 5º Batalhão, assim como todas as Unidades operacionais, possuem tropas diferenciadas e merecem reconhecimento” disse o Comandante-Geral.
Fonte: P-5/5°BPM
Fotos:P-5/5°BPM