COMANDANTE GERAL PADILHA

cel padilha falando

James Alves Padilha – Coronel PM
Comandante Geral da PMRO

Currículo do Comandante-Geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM James Alves Padilha

James Alves Padilha, Coronel do quadro de combatentes da Polícia Militar de Rondônia, natural do município de Arapiraca, Alagoas, ingressou nas fileiras da Corporação no ano de 1999, após a conclusão do Curso de Adaptação de Oficiais em Rondônia. Filho de Alconço Padilha Cavalcante e Maria Alves Cavalcante, casado com a senhora Suely dos Santos Alves Padilha. Pai de João Vitor dos Santos Padilha e James Alecsander Santos Padilha. É graduado em Direito pela Universidade de Rondônia (Uniron) no ano de 2011.

Cursos

Concluiu com aproveitamento os cursos de: Local de Crime para Profissionais Senasp em 2013; Capacitação em Educação de Trânsito pelo Denatran em 2006; Técnico Básico de Trânsito – CTBT Denatran no ano de 2006; Liderança em 2005; Instrutor de Pilotagem Honda no ano de 2005; Técnica de Identificação Veicular e Documental.

Concluiu com aproveitamento os seguintes cursos militares: Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária pela Pronasci em 2008; Tiro Defensivo de Prevenção da Vida – Método Giraldi pela PMRO em 2008; Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais PM pela PMRO em 2008; Técnicas de Imobilização pelo Cati em 2003; Estágio de Policiamento com Bicicleta pela PMRO em 2000; Motociclista Militar pela PMRO em 2000; Técnicas de Bastão e Tonfa pela PMRO em 1998; Estágio de Comunicação Nível 2 pelo Exército Brasileiro em 1996 e Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva pelo Exército Brasileiro em 1996.

Organizações militares que já serviu e as funções desempenhadas

Trabalhou nas seguintes Organizações Policiais Militares: Companhia de Trânsito de 1999 à 2008; Companhia Independente de Policiamento de Guarda em 2008; Diretoria de Ensino de 2009 à 2011, atuando como Chefe da Divisão de Ensino; atuou pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) no período de 2011 à 2018, sendo Chefe do Núcleo de Operações Aéreas na Gerência de Integração de Segurança Pública, posteriormente o Gerente de Logística e logo depois Assessor Técnico Institucional PM na Secretaria respectiva; foi Diretor de Orçamento e Finanças da PMRO em meados de 2018; atuou no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de janeiro de 2019 à agosto de 2021, sendo incialmente o Diretor Técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito e posteriormente o Diretor Administrativo e Financeiro do Detran; foi Coordenador de Ensino da PMRO em meados do 2º semestre de 2021.

Condecorações e elogios

– Mérito da Casa Militar – Governo de Rondônia;

– Mérito Batalhão Mamoré – 6º BPM/PMRO;

– Mérito Batalhão Ambiental – BPA/PMRO;

– Mérito De Trânsito – BPTRAN/PMRO;

– Medalha Jubileu de 40 Anos – PMRO;

– Dedicação Policial Militar (2º Decênio) – PMRO;

– Medalha Mérito Forte do Príncipe da Beira – PMRO;

– Mérito de Ensino – CE/PMRO;

– Mérito “Governador Jorge Teixeira de Oliveira” – SESDEC;

– Mérito do Imperador D. Pedro II – CBMRO;

– Mérito Policial Militar – PMRO;

– Mérito Marechal Rondon (Grau de Oficial) – Governo;

– Honra ao Mérito Cultural – PMRO e;

– Dedicação Policial Militar (1º Decênio) – PMRO.

Somam 26 elogios em sua ficha individual ao longo de mais de 29 anos de carreira militar.