No total, 300 policiais militares reforçaram o policiamento e garantiram a segurança dos foliões durante todo o trajeto da Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), no final da tarde de sábado, 22, em Porto Velho. O maior bloco carnavalesco da região Norte todos os anos leva milhares de pessoas à região central da Capital e, a exemplo dos anos anteriores, a Polícia Militar de Rondônia reforçou o efetivo sem afetar o policiamento que esteve trabalhando na escala normal.
Todo o planejamento de segurança montado pela Polícia Militar também contou com apoio aéreo e monitoramento visando ação rápida dos policiais em caso de desordem. Toda a equipe de Comunicação da Polícia Militar também participou das ações, com registro de imagens e vídeos, inclusive, com uso de um drone gravando todo o percurso da BVQQ.
Desde o início do mês, a Polícia Militar manteve reuniões com todos os organizadores de blocos carnavalescos para que fossem passadas orientações visando melhor garantir a segurança durante do período carnavalesco.
Durante o percurso da Banda do Vai Quem Quer, os 300 policiais realizaram policiamento em deslocamento e em locais estratégicos.
Antes de se deslocar para o trajeto da Banda do Vai Quem Quer, a tropa da Polícia Militar se concentrou no 1º Batalhão de Polícia Militar para receber as últimas orientações quanto as medidas adotadas. O próprio comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, fez questão de estar presente durante a preleção com os policiais– discurso antes da realização de uma tarefa.
A preleção para as ações desenvolvidas durante Banda do Vai Quem Quer também contou com a presença do chefe do Estado Maior, coronel PM Alexandre Almeida; do coordenador Regional de Policiamento (CRP-I), coronel PM Drayton Florêncio; do comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, major PM Carlos Gomes; do comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, major PM Glauber Souto.
“Estamos empregando 300 policiais militares neste momento para garantir a ordem e segurança durante a Banda do Vai Quem Quer. Nossa expectativa são boas. Nos últimos anos o carnaval tem apresentado índices de ocorrências baixos. Por este motivo, estamos bastante convicto que o carnaval deste ano será considerado tranqüilo. É importante que os foliões brinquem com segurança é que tenham algumas preocupações para a própria segurança, no caso de evitarem exibir celulares e outros objetos de valor, evitando furtos e roubos.
Ao tecer comentários sobre o esquema montado pela PM, o comandante deixou claro que a polícia está preparada e os policiais são competentes e empenhados no plano operacional que foi traçado pela Polícia Militar para este carnaval. O comandante da PM ainda destacou a participação do helicóptero que contribuiu com o planejamento potencializando as ações das equipes por terra.
Restando ainda alguns dias de carnaval, o comandante da Polícia Militar chama a atenção da população para que mantenha o espírito de divertimento sem violência. “Assim a segurança fica mais fácil”, disse.
O coronel também apresentou alguns cuidados básicos que devem ser mantidos, tais como: evitar transportar objetos de valores; evitar manusear aparelhos eletrônicos em lugares isolados; evitar uso de joias e demais objetos de valor; manter total atenção às crianças; e outros que possam garantir segurança neste carnaval.
Equipe Dcoms – jornalista Paulo Ricardo; sargento PM Marina; soldados PM Edixon, Alfredo e Renata