A campanha “Janeiro Branco: o autocuidado como forma de prevenção em saúde” teve encerramento de suas atividades no dia 31 de janeiro, com dois dias de palestras em sensibilização aos cuidados com a saúde mental da Polícia Militar de Rondônia (PMRO).
Promover discussões com o intuito de criar e fortalecer estratégias políticas, sociais e culturais para promoção em saúde mental, dedicar-se a demonstrar às pessoas a relevância dos aspectos emocionais e subjetivos do ser humano são os objetivos das atividades realizadas pela Diretoria de Serviço Social da PMRO.
O fato da profissão do policial militar destacar-se por ser uma das mais estressantes traz a relevância de promover estas reflexões. A palestra deste ano foi ministrada pela CAP PM Psic Alessandra com o tema: “Janeiro Branco: o autocuidado como forma de prevenção em saúde”, e abordagem aos seguintes aspectos: o conceito de saúde e sofrimento mental, estratégias de manejo de estresse, sinais de alerta e, onde e como buscar ajuda profissional.
Os esforços para melhorar a qualidade de vida dos vem se mostrando como um importante investimento em termos de satisfação e produtividade no serviço. Os participantes elucidaram a relevância deste espaço para desmitificação do trabalho do psicólogo e consequente, aproximação deste profissional, facilitando a busca deste quando houver necessidade.
A atividade contou com a participação de 60 policiais nos dois dias. Oportunidade, onde estes profissionais tiveram de refletir e debater aspectos da saúde mental e os riscos ocupacionais.
Fonte: DISS