Batalhão Ambiental: principais atividades educativas e de proteção ambiental

WhatsApp Image 2019-12-13 at 11.02.39

Na última quarta feira, 10, em uma creche no Bairro Cohab, em Porto Velho,l a equipe do Centro Temático de Educação Ambiental do BPA realizaram uma atividade de Educação Ambiental com 170 crianças. Proteção ao meio ambiente, animais, sustentabilidade fizeram parte das ações lúdicas e recreativas desenvolvidas pelos policiais ambientais durante a visita a escola de educação infantil.

Certificação

A educação ambiental do BPA, foi certificada pela prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pelos relevantes serviços prestados ao meio ambiente em 2019. A comenda foi entregue no parque natural municipal em Porto Velho

Combate ao garimpo ilegal

Porto Velho – sexta feira, 13, o Batalhão de Polícia Ambiental divulgou os resultados de algumas ações desenvolvidas pelos policiais militares, no combate aos crimes ambientais.

Uma operação combateu, no último fim de semana, os garimpos ilegais sobre o Rio Madeira que estão colocando em risco as pessoas que utilizam a Ponte Sobre o Rio, na BR 319.

Os policiais do BPA, verificaram que as dragas clandestinas estão operando próximas às bases da ponte e devido os danos às rochas no leito do Rio Madeira, pode haver comprometimento da estrutura do empreendimento , que é de grande importância para o Estado de Rondônia e Amazonas do ponto de vista econômico.

Além dos danos ambientais e riscos já mencionados,  a extração ilegal ainda causa contaminação dos peixes, fonte de renda e  subsistência dos ribeirinhos, e pode trazer prejuízos irreversíveis ao meio ambiente.

A região, é área de proteção ambiental(APA Rio Madeira) e tem sido desrespeitada pelos garimpeiros clandestinos.

Ao todo quatro dragas foram apreendidas, R$ 440.000,00 em multas foram aplicadas pelos policiais ambientais. Os responsáveis foram presos e levados a Polícia Federal.

Desmatamento ilegal

Na quinta feira, a patrulha ambiental autuou em R$ 20.000,00 o dono de uma propriedade rural por desmatar sua área de preservação permanente (APP) e apreendeu um trator utilizado em desmatamento ilegal. A lei prevê a manutenção de uma determinada área de vegetação no entorno de recursos hídricos das propriedades rurais, com o objetivo de evitar o assoreamento (depósito de sedimentos no leito dos rios causados normalmente pela erosão). Tanto o dono, quanto a pessoa que foi contratada para desmatar foi conduzidos à Central de Polícia e irão responder pelos danos ambientais causados.

O comando do Batalhão Ambiental, dada a necessidade de um atendimento integral oferecido pela Polícia Militar, vem sendo proativo na prevenção e repressão a crimes comuns e contra o meio ambiente.

WhatsApp Image 2019-12-13 at 11.02.39

WhatsApp Image 2019-12-13 at 11.02.57