O chefe do Departamento de Desenvolvimento da Diretoria de Informática, tenente Benfica, destaca a nova ferramenta que será utilizada pela Polícia Militar
O fortalecimento na gestão administrativa por meio de uma ferramenta que possa garantir acesso às informações – bem como proporcionar a padronização e celeridade aos procedimentos, monitoramento e controle dos registros, redução de custos – ganham forças na Polícia Militar do Estado de Rondônia com o Sistema de Gestão Administrativa da PMRO (SIGA-PM), que tem por finalidade a gestão de todas as demandas administrativas da Corporação. O novo sistema será lançado nesta terça-feira, 5, pela Diretoria de Informática, por meio do seu Departamento de Desenvolvimento da PMRO.
Previsto inicialmente para contemplar 9 módulos, o Sistema de Gestão Administrativa – SIGA busca padronizar e conciliar eletronicamente os processos desenvolvidos pela Corporação. Usando um modelo de apresentação das atividades que pode ser descrito como “modular”, onde cada tarefa ligada à atividade meio, receberá um módulo próprio e totalmente integrado com o restante do sistema, com a finalidade de manter uma base de dados única, coesa e confiável.
Dos módulos previstos, já concluídos ou em desenvolvimento, encontram-se os seguintes: 1 -Recursos Humanos (Substitui e incrementa o antigo SIGESPOM); 2 -Boletim Geral (Extingue os BI’s e centraliza a publicação no BG); 3 -CORREGEPOM (Controle das atividades Correcionais da PMRO); 4 – Diárias (Atividades ligadas a Diretoria de Orçamento e Finanças); 5 – Bélico (DMB e Reservas de Armamento das OPM’s); 6 – Logística (Atividades afetas a DAAL e as P-4 das OPM’s); 7 – SISPART (Parte Diária e Escala de Serviço); 8 – Módulo CAS (Coordenadoria de Atividades Sociais); 9 – Outros (A critério do Chefe do Estado Maior Geral).
Segundo argumentou o chefe do Departamento de Desenvolvimento da Diretoria de Informática, tenente QOAPM Gleidson Benfica Fernandes, a equipe de desenvolvimento da PMRO é composta por 10 programadores, entre militares e civis, todos com formação superior na área de desenvolvimento de Software. O oficial destaca que o módulo referente aos Recursos Humanos (que substituirá e incrementará o antigo SIGESPOM) está concluído, ficando as demais etapas previstas para serem entregues no ano que vem.
O tenente enaltece o elevado grau de comprometimento do comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa; do subcomandate, coronel PM Rildo José Flôres – que inclusive foi o idealizador do módulo de diárias, que funciona hoje na versão um do SIGA; e do chefe do Estado Maior Geral, coronel PM Alexandre Almeida. O tenente destaca o comprometimento dos citados coronéis com a área de TI, com o aporte de efetivo qualificado e logística necessária, garantindo a construção do SIGA com o uso de tecnologias de ponta, sendo o que há de mais moderno na atualidade para a linguagem de programação escolhida.
Quanto aos aspectos técnicos, o SIGA foi construído com base na linguagem de programação PHP (versão 7.3), tendo o framework Laravel (versão 6) como padrão para a estrutura de organização MVC, e ainda, como banco de dados relacional é utilizado o MySql (versão 5.7), tudo isso hospedados em servidor Nutanix. Outras tecnologias de suporte para a programação, todas em suas últimas versões, como JavaScript, HTML5, CSS3, Ajax e Node.js conferem ao SIGA uma base sólida para servir de modelo de software no Estado de Rondônia.
A iniciativa proporciona padronização e celeridade aos procedimentos. O atual sistema utilizado pela Polícia Militar não foi preparado para receber dados estatísticos e, com o novo sistema o comandante-geral, por exemplo, terá em tempo real qual é o efetivo que tem pronto, quantas viaturas têm disponíveis quando o módulo escala de serviço for concluído.
O lançamento do SIGA vem ao encontro do momento de grande elevação tecnológica pelo qual passa a corporação, com a implantação da tecnologia embarcada, o uso de BodyCam no serviço operacional e agora, com a automação da atividade meio, imprescindível para o bom andamento da atividade fim, tudo isso com o objetivo de maximizar o uso dos recursos públicos e a melhoria do trabalho realizado pela PMRO em prol da sociedade rondoniense.
Jornalista Paulo Ricardo Leal
Fotos: Soldado PM Jordan