No mês em que comemora o 26º ano de criação, o 5º Batalhão de Polícia Militar do Estado de Rondônia (Batalhão Belmont) apresentou a canção própria da Unidade que retrata o compromisso de cada policial militar na missão de servir à sociedade. O Batalhão foi criado no dia 14 de outubro de 1993, mas a formatura militar de comemoração foi realizada na quarta-feira, 30, com a realização de entrega de premiação do Destaque Operacional, bem como de diplomas em homenagem “Veterano do Batalhão Belmont”; “Cooperador Belmont”; Destaque Operacional; e “Amigos do 5º BPM”.
Major PM Glauber , Comandante do 5° BPM.
Com a presença do comandante do 5º BPM, major PM Glauber Ilton de Sousa Souto, a formatura teve início com a entrega das premiações do Destaque Operacional, que tem como objetivo enaltecer e reconhecer o empenho diário dos policiais militares do Batalhão em prol da comunidade. Foram agraciados os sargentos Lincoln e Fonseca; os cabos Pantoja e Williams; e os soldados Nascimento e Santos.
A formatura também foi destacada pelo secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá, que parabenizou a Unidade por mais um ano de serviço atuando com empenho contra a criminalidade e garantindo a segurança da sociedade. O secretário ainda enfatizou a importância da apresentação da Canção do Batalhão Belmont que traz o reconhecimento ao trabalho dos valorosos pioneiros que dedicaram a vida, bem como enaltece com louvor a justiça os policiais militares que hoje fazem parte da Unidade.
Coronel PM Pachá , Secretário da SESDEC.
Atualmente o 5º BPM está instalado na Unisp Leste, situada na avenida Amazonas, bairro Escola de Polícia. A área de atuação do 5º BPM é divida em 8 setores e 27 bairros, bem como atende as seguintes localidades: Candeias, Triunfo e Itapuã d’ Oeste. Para o atendendo à população da zona Leste, o 5º BPM conta com as seguintes modalidades de policiamento: Radiopatrulhamento; Força Tática; Patrulha Rural; Patrulha Escolar; Patrulha Maria da Penha. Além do policiamento ordinário o Batalhão Belmont, conta com projetos sociais desenvolvidos em toda área da zona Leste: projeto PM na escola; palestras nas unidades de ensino; escolinha de futebol, bem como outras ações desencadeadas.
Coronel PM Almeida, Chefe do Estado Maior Geral da PMRO.
O chefe do Estado Maior, coronel PM Alexandre Almeida, também destacou a importância do Batalhão que tem sido chamado como o guardião da zona Leste. Durante a formatura, foi também lembrado do projeto que vem sendo desenvolvido no bairro Jardim Santana, conhecido como Intervenção Integrada por uma Comunidade Sem Violência, denominada “i5”. Trata-se de um programa de policiamento adotado pela Polícia Militar do Estado de Rondônia visando uma maior integração do policial militar com a comunidade, engrandecendo a participação do cidadão tanto na segurança quanto na resolução de outros problemas locais. Essa filosofia está sendo desenvolvida com ações de prevenção e policiamento comunitário desencadeadas pelo 5º Batalhão de Polícia Militar (Batalhão Belmont) e os resultados positivos começam a ser detectados com o aumento da sensação de segurança, fazendo com que os moradores que antes se aterrorizavam com crimes como furtos e roubos se sintam mais seguros.
O projeto tem como foco identificar, priorizar e resolver os problemas, como crimes, drogas, desordens físicas, morais, com o objetivo de melhorar a qualidade geral de vida do cidadão. Conforme informado pelo Batalhão, o bairro Jardim Santana, antes de serem iniciadas as ações do Projeto “i5”, aparecia como um dos locais com preocupante índice de criminalidade. Com a implantação do Projeto de Intervenção Integrada, em apenas poucos meses de atuação foram cadastrados todos os moradores do bairro, com informações que nem mesmo o IBGE possui. Os resultados já começam a aparecer com 66% de redução no número de ocorrência de roubo o que garantiu à comunidade maior sensação de segurança.
Jornalista: Paulo Ricardo
Foto: SD PM Jordan