O Comando-Geral da Polícia Militar de Rondônia fortaleceu as atividades que destacam sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A iniciativa faz parte da campanha de prevenção tem como foco conscientizar as mulheres militares e civis das Unidades Operacionais para que tomem as devidas precauções e cuidados sobre a doença. Na última quarta-feira, 9, foi realizado no comando geral da PM ação voltada à Saúde das mulheres, marcando a abertura da campanha Outubro Rosa na instituição em Porto velho.
A atividade foi realizada pela Coordenadoria de Saúde, por meio do Departamento de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida DESO, e contou com o apoio da carreta do Hospital do Câncer de Barretos que esteve estacionada na área do comando-geral da PM. Além de atividades desenvolvidas por alunos do curso de estética da Faculdade Metropolitana.
Foram realizados exames de mamografia e papanicolau, bem como atividades de promoção de qualidade de vida e auto-estima como acupuntura, massagem e procedimentos faciais. As participantes contempladas foram policiais e bombeiras militares, dependentes de militares, além de terem sido garantidas vagas para a comunidade geral.
O comandante-geral da PM, coronel Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, esteve ao evento e ressaltou o valor das mulheres para a corporação e a preocupação institucional com saúde e bem estar da militares. O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.
Jornalista Paulo Ricardo Leal
fotos: Cabo Raicinaluz