O major PM Yuri Frota Ribeiro Sales assumiu na manhã de sexta-feira, 11, o comando do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede no município de Ji-Paraná. A passagem de comando contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, bem como autoridades civis e militares prestigiaram o evento.
O novo comandante da Organização Militar substitui o tenente coronel PM João Severino Sena Neto que permaneceu no comando por mais de 2 anos e na oportunidade agradeceu aos oficiais e praças pelo empenho e dedicação nas ações de prevenção e repressão qualificada no período em que comandou a Unidade Operacional.
CURRÍCULO
O novo comandante do 2º BPM ingressou nas fileiras da Corporação no ano de 206, como aluno a oficial da PM, na Academia de Polícia Militar do Estado de São Paulo, formando-se bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública em 2009.
Após ser declarado aspirante a oficial, em 2009, serviu na 2ª Companhia de Polícia Militar do 1º BPM, exercendo as funções de auxiliar da Seção de Justiça e Disciplina e chefe do SJD, além de trabalhar na área operacional da OPM. Ainda no 1º BPM foi comandante da 1ª Companhia PO, subunidade operacional que tinha como responsabilidade promover o policiamento ostensivo no setor Norte e Centro de Porto Velho, até o ano de 2012. Ainda em 2012, o oficial foi transferido para o Batalhão de Polícia Ambiental, em Candeias do Jamari e, logo depois, foi designado como comandante do 1º Pelotão de Polícia Ambiental, com sede em Ji-Paraná. No BPA, o oficial realizou inúmeras atividades tais como: participação em comissões e conselhos voltados à preservação ambiental em nível municipal e estadual em parceria com a ICMBio e a Secretaria de Meio Ambiente de Ji-Paraná. Em 2017 foi designado como subcomandante do 2º BPM e, posteriormente passou a acumular a função de chefe da Seção de Justiça e Disciplina. O major que assume o comando do 2º BPM possui vários cursos na carreira militar.
DESPEDIDA
Ao passar o comando, o tenente coronel João Severino Sena Neto enalteceu todo o trabalho desenvolvido pelo 2º BPM. “É com grande alegria e com o sentimento de missão cumprida que passo o comando do 2º BPM. Há exatos 2 anos e 3 meses e 11 dias eu estaca recebendo este comando do coronel Paradela e, hoje, tenho a grata satisfação de passá-lo ao major Frota. Confesso que comandar um batalhão da envergadura do 2º BPM não é tarefa fácil. Mas, ajudamos uns aos outros e usufruímos de uma cooperação mútua, tornado a missão mais fácil de ser cumprida, até porque ninguém comanda sozinho. Por esse motivo, quero agradecer a todos que contribuíram para que o 2º BPM cumprisse a sua missão constitucional durante o tempo em que esteve sob meu comando. Agradeço ao nosso bom e soberano Deus, que nos abençoou em todos os momentos. Ao comandante-geral, coronel Ronaldo, pela confiança depositada e mantendo-me no comando durante todo esse tempo. Ao subcomandante, coronel Rildo, pelo apoio irrestrito do Batalhão em todas as suas demandas. Ao chefe do Estado Maior, coronel Almeida, por ter sido o principal responsável pelo meu ingresso à PMRO. Um agradecimento especial a todos os oficiais e Praças do BPM pela reciprocidade e pronta resposta a todas as ordens emanadas. Os nossos funcionários civis, meu muito obrigado pelo serviço prestados á sociedade e aos parceiros no combate à criminalidade (PF, PRF, PC e Politec”, enumerou o tenente coronel.
A formatura de troca de comando também contou com a presença do subcomandante, coronel PM Rildo José Flores; do chefe do Estado Maior, coronel PM Alexandre Almeida; do secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá; do superintendente Estadual de Comunicação, Lenilson Guedes, bem como outras autoridades.
Jornalista Paulo Ricardo Leal