Durante as atividades do Treinamento Físico Militar – TFM, os policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia, em Cacoal, subiram no tatame para a prática do Muay Thai, também chamado de boxe tailandês.
A aula foi ministrada pelo professor Marcos Rocha, no Centro de Treinamento do Patamo – Patrulhamento Tático Móvel da Polícia Militar. Entre os benefícios do Muay Thai estão a melhora do condicionamento físico, da força e da agilidade, o aumento da flexibilidade, o exercício da coordenação motora e ainda acelera o metabolismo.
“Durante a aula, começamos com um aquecimento para oxigenar os músculos, na sequencia fizemos atividades de postura e seguimos com chutes. Uma atividade que envolve joelhos, cotovelos, a técnica de clinch e o boxe”, destaca o professor. Além de toda a atividade e exercícios de alongamento, Marcos Rocha fez questão de falar um pouco sobre a história do Muay Thai, desde o início até a sua difusão no Brasil.
Para as atividades do TFM, a ideia da Comissão de Treinamento Físico Militar é variar as atividades praticadas pelos policiais. “Queremos apresentar aos militares do 4º Batalhão diversas atividades, pois assim eles podem se identificar melhor com alguma delas e levar a prática desta atividade física para o seu dia-a-dia, fora do quartel”, destacou a sargento Ediléia, que juntamente com o tenente Jeanes e a sargento Letícia, compõe a Comissão.
(Giliane Perin – Seção de Comunicação Social do 4ºBPM)