A série de ações de caráter preventivo desencadeada pela Polícia Militar de Rondônia já apresenta efeitos positivos na redução dos índices de criminalidades na região de Buritis. Segundo consta no levantamento estatísticos apresentados pela Companhia Independente de Policiamento Ostensivo (Cipo), a redução chegou a quase 60% em relação ao mesmo período do ano passado, ou seja, o 1º semestre, envolvendo crimes como homicídio, furto, roubo, lesão corporal e violência doméstica.
Para se ter uma ideia da redução de delitos, de janeiro a junho do ano passado foram registrados 550 furtos na região de Buritis e neste ano o número de ocorrências caiu para 205, resultando na redução considerável nesse tipo de criminalidade. Outra modalidade de crime que foi maciçamente combatida pela Polícia Militar na região foi a de roubo. Prova disso são os registros de redução no mesmo período de 2018 e 2019, ou seja 82 no ano passado e 31 este ano.
Além destas ações, a Polícia Militar de Rondônia tem desenvolvido vários projetos que estão tornando os ambientes menos propícios para o cometimento de crimes. Em Ariquemes por exemplo, próximo à região de Buritis, a Polícia Militar tem colocado em prática, além do policiamento ostensivo, medidas de combate à criminalidade como a Patrulha Rural. São conjuntos de medidas que a Corporação tem reforçado e, consequentemente, verificou-se a redução de vários indicadores de criminalidade no município, visando maior segurança para a população.
O combate à criminalidade tem sido uma das prioridades do Governo de Rondônia e a Polícia Militar tem desencadeado várias operações preventivas e repressivas. Conforme definido pelo comandante-geral, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, a Corporação tem focado no investimento, valorização do policial militar, inteligência estratégica e policiamento orientado para o problema.
Todo o trabalho que vem sendo desenvolvido tem refletido positivamente. “Parabéns a todos os nossos policiais militares de Rondônia pela redução dos índices de criminalidade. Hoje, destacamos os expressivos números na região de Buritis. Aos nossos policiais da CIPO de Buritis o meu respeito e as minhas continências. A Polícia Militar cada vez mais está trabalhando para a evolução no relacionamento com a sociedade”, disse o comandante.