Polícia Militar de Rondônia

Acre busca parceria através de projetos de segurança pública desenvolvidos pela Polícia Militar de Rondônia

WhatsApp Image 2019-05-16 at 18.47.18

Os projetos inovadores tecnológicos implantados na Polícia Militar do Estado de Rondônia, como a Plataforma Mobile, têm apresentado resultados positivos no desenvolvimento das ações desenvolvidas pela corporação e, inclusive, despertado interesses de outros estados que buscam conhecer as ações voltadas para a Segurança Pública. Na tarde de quinta-feira, o vice-governador do Acre, Wherles Fernandes da Rocha, esteve reunido com o comandante geral da PMRO, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, e o subcomandante geral, coronel PM Rildo José Flores, momento em que foram apresentadas as principais ações da corporação e o uso de novas tecnologias.

Um dos pontos mais debatidos durante o encontro foi a utilização da tecnologia embarcada da Plataforma Mobile, concluindo o objetivo de se garantir uma visão estratégica que vai ao encontro das ações da segurança pública. A tecnologia implantada tem garantido uma otimização do tempo de atendimento das ocorrências, permitindo, desta forma, com que o policial possa acessar informações em tempo real sobre antecedentes criminais, mandados de prisão em aberto ou registro de furto de carros no exato momento da ocorrência.

Como referência em utilização de novas tecnologias, como é o caso do sistema Mobile, a Polícia Militar tem sido convidada a repassar o conhecimento a outros estados do país que estão aderindo à novidade e outros projetos. “Recentemente nossos oficiais estiveram no Piauí, capacitando para o uso do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), nos próximos dias irão para o Tocantins, e o estado do Amapá também já demonstrou interesse. É um sinal de que o trabalho está rendendo bons resultados e chamando atenção por isso”, completou o coronel Ronaldo.

Segundo o comandante geral da PM, a visita é do vice-governador do Acre é um importante intercâmbio entre estados. “Hoje, felizmente, Rondônia possui uma série de projetos inovadores que tem dado certo, trazendo resultados positivos para a segurança pública do estado, e aquilo que eles puderem levar, adaptar e aplicar lá no Acre será transmitido”, declarou.

Plataforma Mobile

Durante a reunião, foram apresentados projetos como o sistema mobile – com a tecnologia embarcada instalada em todas as viaturas, o programa de análise criminal – que permite o acompanhamento de locais de maior risco de crimes, horários, tipos de crimes e como são praticados, o atendimento psicológico com tratamento pós traumático, o patrulhamento rural e como é realizado na região do Vale do Jamari – que responde por metade dos 13 mil quilômetros de estradas vicinais do estado.

O quadro organizacional da PM RO foi reestruturado com indicadores de segurança pública, o que segundo o comandante geral possibilitou destinar efetivo de acordo com a necessidade de cada localidade. As implementações inovadoras são baseadas no modelo utilizado pelos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

WhatsApp Image 2019-05-16 at 18.47.18

O vice-governador do Acre esteve acompanhado do Secretário de Justiça e Segurança Pública – Sejusp, Paulo Cézar Rocha dos Santos; do secretário de Polícia Civil, José Henrique Maciel Ferreira; Coordenador de Integração Operacional – Sejusp, coronel Ulysses; bem como demais assessores de gabinete da governadoria, Sejusp e representantes da Polícia Militar do Estado do Acre.

Na ocasião, o vice-governador do Acre disse que a troca de experiências pode agregar conhecimento a ambos os estados. “Nós assinamos recentemente a criação de um consórcio da rede de estados da região Norte que prevê os termos de cooperação e parcerias. Estamos muito próximos e viemos aqui para começar essa relação”, disse o vice-governador.

Um dos interesses do governo vizinho é o projeto de patrulhamento rural desenvolvido em Rondônia, que envolve o cadastramento das propriedades, moradores e trabalhadores das áreas atendidas, e o controle da criminalidade em regiões rurais.

“Estamos criando uma unidade de fronteira e buscando experiências no Brasil inteiro. A nossa fronteira é muito extensa e a unidade vai ter também patrulhamento rural. Fazemos divisa com dois países que tem uma grande produção de cocaína, que o Peru e a Bolívia, e precisamos fazer frente ao ingresso desses entorpecentes, armas e outros ilícitos que alimentam o crime não só na nossa região, mas em todo o país”.

WhatsApp Image 2019-05-16 at 18.47.52

WhatsApp Image 2019-05-16 at 18.47.07

WhatsApp Image 2019-05-16 at 18.48.14

WhatsApp Image 2019-05-16 at 18.48.04

WhatsApp Image 2019-05-16 at 18.48.11

WhatsApp Image 2019-05-16 at 18.47.54

WhatsApp Image 2019-05-16 at 18.47.22

WhatsApp Image 2019-05-16 at 18.48.13

 

Jornalista Paulo Ricardo Leal e Jornalista Vanessa Farias

Fotos: cabo PM Raicinaluz

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *