O Plano de Comando da Polícia Militar do Estado de Rondônia, visando um acompanhamento das ações desenvolvidas pela corporação foi massificado durante debates ocorridos em Ji-Paraná, nos últimos dias 26 e 27 de março com a participação de todos os comandantes das Unidades Operacionais. Na ocasião, o comandante geral da PM, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, destacou a participação dos comandantes engajados nas diretrizes gerais que estão sendo cumpridas na prática, refletindo positivamente na segurança da sociedade.
O coronel PM Ronaldo enalteceu os comandantes das Unidades Operacionais pelo empenho demonstrado na expansão de projetos institucionais, citando como exemplo as propostas aplicadas como a Patrulha Maria da Penha e Vizinhança Segura, que focam em um dos eixos de trabalho estipulados pelo comando da corporação: o policiamento orientado ao problema.
“Observamos que o nosso time de policiais militares têm sido eficazes na implementação das políticas de segurança pública institucionalizadas pelo nosso comando. Quem ganha com isso, é a população rondoniense”, enfatizou o comandante geral da PM.
Sistema de Análise Criminal
O promotor de Justiça responsável pela Curadoria de Segurança Pública no Ministério Público, Shalimar Priester, esteve presente ao evento trazendo à tona debates acerca do tema Análise Criminal no Estado de Rondônia. No decorrer da apresentação, o promotor de Justiça apresentou ao público a ferramenta de Análise Criminal desenvolvida pelo Ministério Público, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania e Polícia Militar e Polícia Civil. Rondônia passa a ser o único Estado da Federação a possuir um software de análise criminal completo. O Sistema já contém 24 Views, contemplando inclusive o controle criminal na região de fronteira.
“O software concede informações confiáveis, baseado nos índices criminais por tempo e espaço, em todos os Municípios do Estado, dando a possibilidade de as viaturas policiais serem empregadas, durante a realização do policiamento ostensivo, em lugares onde há maior incidência de crimes, reduzindo os índices criminais, e ao mesmo também gerando economia de gastos para o Estado”, disse o promotor.
O comandante geral da PM, coronel Ronaldo, informou ainda que a implementação de tal Sistema no Estado de Rondônia, eleva a Polícia Militar a patamares estratégicos elevados. “Se otimiza os recursos com a gestão da informação. A análise estratégica da inteligência é um de nossos eixos de atuação no comando da corporação, e graças ao incondicional apoio do Ministério Público de Rondônia, por meio do promotor de Justiça Shalimar, conseguimos ser a única polícia do Brasil, a possuir um sistema de análise criminal que contempla diversas variantes”, argumentou o comandante.
O Sistema de Análise Criminal adota metas internas, com a menção de previsão criminal por área, com base em dados registrados passados, repassando a perspectiva atual de segurança pública em determinada região, quer seja numa via pública, bairro ou município.
Graças à parceria firmada entre o Governo do Estado de Rondônia e o Ministério Público, o Sistema de Análise Criminal foi adquirido e implementado gratuitamente. A ferramenta tem uma previsão de custo orçamentário entre 3 a 5 milhões de reais.
PMRO vira referência Nacional
O coronel Ronaldo, encerrando o ciclo de palestras da Reunião de Comando, apresentou sobre alguns temas de suma importância para a corporação, com base no que foi debatido no Conselho Nacional dos Comandantes Gerais – CNCG ocorrido recentemente em Brasília-DF.
O comandante anunciou que a PMRO vem se tornando um expoente de trabalho para as demais co-irmãs do Brasil. “Apresentamos de forma resumida todos os projetos institucionais implementados em nossa corporação. Atraímos a atenção de corporações centenárias, que manifestaram o interesse em visitar o Estado de Rondônia para saber como atuamos. O sistema de Análise Criminal, o fim do policiamento de guarda para reforçar o policiamento ostensivo nas ruas da capital, a implantação do TCO na corporação, com o emprego de tecnologia embarcada nas viaturas policiais (Kit Mobile), foram os principais destaques. Somos uma corporação que importamos projetos, mas agora, passamos também a exportar bons projetos que têm sido implementados na segurança pública de Rondônia”, enfatizou o comandante da PM.
Texto: capitão Miranda – apoio: Paulo Ricardo Leal